Atendimento à Pessoa com Deficiência

A ideia é que neste ano, cinco postos do Centro de Informação sejam instalados em estações do Metrô

A ideia é que neste ano, cinco postos do Centro de Informação sejam instalados em estações do Metrô

Pensando em facilitar o acesso à informação da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP), em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô-SP, foi inaugurado na estação Tatuapé o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência.

O espaço tem atendimento personalizado para comunicação em Libras e técnicos para pequenos reparos em cadeira de rodas e bengalas.

Os funcionários que prestam serviço no stand também fazem captação de currículos de pessoas com deficiência para encaminhamento em vagas de emprego, afim de ampliar o número de profissionais com deficiência no mercado de trabalho. O serviço funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Ter um espaço da secretaria para atendimento das pessoas com deficiência em estações do Metrô de São Paulo vai ao encontro das ações de acessibilidade e inclusão implantadas pelo sistema metroviário paulista, que tem estações e trens acessíveis, além de funcionários capacitados para atender esse público.

Diariamente, cerca de 1,8 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 62 estações administradas pela Companhia. Piso tátil, elevadores, escadas rolantes e rampas permitem que o público com deficiência ou mobilidade reduzida tenha independência na hora de se locomover. Além disso, todas as estações contam com comunicação visual e sinalização acessíveis.

A ideia é que neste ano, cinco postos do Centro de Informação sejam instalados em estações do Metrô, contando com o auxílio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, que vem trabalhando com a SEDPcD-SP desde maio de 2019, unindo esforços para ações em prol da população com deficiência.

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