Pós-Black Friday: dicas para aproveitar este momento e vender mais

Por Vitor Brunella - Analista de Negócios Sênior no Sebrae; pós-graduado em marketing pela FGV e pós-graduado em Jornalismo pela Cásper Líbero

Black Friday

Black Friday

Após o frenesi das vendas da Black Friday, como o empreendedor pode aproveitar a “ressaca” pós-data para atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais? Irei repassar a seguir algumas dicas práticas que todo empreendedor pode e deve implementar.
Utilize o seu pós-venda. Este é o momento ideal para utilizar o cadastro de clientes. Entre em contato com o seu
consumidor, demonstrando interesse nele, verifique se deu tudo certo com a compra que ele realizou recentemente e aproveite para informar as novas promoções que a sua empresa possui relacionadas com a última compra.
Crie promoções exclusivas para o pós-Black Friday. Disponibilize kits com produtos parecidos ou que permitam a sua perfeita combinação, estimulando o cliente a adquirir mais produtos em uma única compra, obviamente ofertando este kit por um valor mais baixo do que o habitual. Oferte descontos progressivos e exclusivos para os clientes que participaram da sua Black Friday, oferecendo vantagens maiores para eles, mas também oferte recompensas para os clientes que não compraram na Black Friday.
Avalie cenários para novas tomadas de decisões. Faça uma avaliação criteriosa dos pontos positivos e negativos da sua ação de Black Friday a fim de corrigir os pontos negativos e intensificar os pontos positivos para obtenção de melhores resultados em novas ações.
Não deu certo as ações para o Black Friday? Planeje as vendas para as próximas datas comemorativas. Comece o mais rápido possível a planejar as ações de vendas para as próximas datas comemorativas (Natal e Ano Novo), pois com o planejamento antecipado e análise de cenários será muito mais fácil negociar com fornecedores, planejar reposição de estoque, campanhas promocionais e afins.
Perceba a importância de se manter próximo dos seus consumidores após as vendas, especialmente com o fim da Black Friday, pois é a sua chance de mostrar para o cliente que ele é especial e que sua empresa se importa com ele. Perceba também a importância de manter o planejamento adequado continuamente, pois,
assim, você conseguirá ter resultados mais expressivos para todas as ações implantadas nas ações de vendas da sua empresa.

Vitor-Brunella
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