O município de Arujá foi palco de importantes agendas voltadas à expansão do saneamento básico e à revitalização de áreas verdes, com um aporte financeiro significativo para beneficiar centenas de moradores locais.
Avanços no saneamento básico
As intervenções em andamento contemplam a instalação de 1,3 quilômetro de redes coletoras de esgoto e 1,8 quilômetro de redes de abastecimento de água, com previsão de entrega para o término do ano. O projeto, que injeta R$ 1,5 milhão na infraestrutura urbana, atende 200 famílias situadas nas comunidades Vila Neres e Bananal, localizadas na zona do Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa faz parte do IntegraTietê, programa do governo estadual focado na despoluição e limpeza de corpos d’água.
“A implantação das redes de água e esgoto representa um avanço para o saneamento na região. Além de ampliar o acesso da população a esses serviços, as obras reduze o lançamento irregular de esgoto nos córregos e afluentes locais, favorecendo a recuperação da qualidade dos recursos hídricos e a proteção do Rio Tietê”, destacou Natália Resende.
Modernização do atendimento ao cidadão
Além das melhorias nas tubulações, a agência de atendimento da Sabesp no bairro Vila Lima I passou por uma ampla reforma para otimizar o fluxo de pessoas. O espaço ampliou o número de guichês, estendeu o horário de expediente e adotou totens de autoatendimento, resultando em uma queda expressiva no tempo de espera para os consumidores.
“Essas intervenções reforçam o nosso compromisso em oferecer uma melhor experiência e infraestrutura adequada para atender a população, combinando inovação tecnológica com atendimento ágil e humanizado”, destacou a secretária Natália Resende.
Parques urbanos e projeções futuras
A agenda oficial também passou pelo Bosque do Real “Ladislau de Rossi”, inaugurado em agosto de 2025 para proteger cerca de 20 mil metros quadrados de vegetação após um rigoroso trabalho de despoluição da nascente do córrego Caputera.
Para os próximos anos, a programação de melhorias prevê cifras bilionárias em toda a Região Metropolitana de São Paulo, consolidando metas de despoluição, expansão de redes e novas estações de tratamento até o final da década.
Fonte: Agência SP

Discusão sobre post