As frutas vermelhas e os seus benefícios

Frutas que ajudam na prevenção de doenças degenerativas, infecções urinárias, intestino preso e até diabetes. Parece milagre, mas alimentos que possuem antioxidantes podem trazer esses benefícios.
Os antioxidantes, substâncias capazes de agir contra os radicais livres – que são os responsáveis pela morte das células do organismo e que podem acarretar doenças degenerativas em geral –, são produzidos, naturalmente, pelo corpo, porém tais benefícios também podem ser adquiridos por meio da alimentação.
Segundo a nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, dentre os alimentos que possuem alto teor de antioxidantes estão as frutas vermelhas e arroxeadas, as que alcançaram o status de superalimentos. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva o aumento do consumo dessas frutas, frescas ou em suco, dadas as suas propriedades benéficas para a saúde.
A romã, amplamente consumida e utilizada em cardápios do Natal e Réveillon, ajuda na circulação sanguínea e na prevenção de doenças cardíacas. É uma forte aliada na prevenção do mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge, em sua maioria, idosos entre 60 e 70 anos e é incurável. E, segundo pesquisa realizada pela Queen Margaret University, em Edimburgo, na Escócia, a fruta funciona como estimulante sexual natural.
A ameixa, que já é muito apreciada nos doces e geleias, por sua alta concentração de fibras (especialmente pectina) e propriedades laxativas, é conhecida por auxiliar nos casos de prisão de ventre. A fruta é um importante agente terapêutico por prevenir enfermidades causadas por ácidos e hiperlipidemias, como reumatismo, artrite, gota, arteriosclerose e outras no sistema digestivo.
Já o cranberry, uma frutinha vermelha que está ganhando espaço nos cardápios nacionais por ser rica fonte em vitamina C, é originária de regiões com baixíssimas temperaturas, como Chile e Estados Unidos. No Brasil, a fruta só pode ser encontrada in natura, por isso a ingestão do suco da fruta é a forma mais popular de consumo entre os brasileiros. O suco contém vitaminas C, A e E, além da grande capacidade antioxidante. Sabe-se, inclusive, que o suco de cranberry possui concentração de vitamina C três vezes superior a da laranja. O consumo também é indicado por especialistas para a prevenção de infecções urinárias, rejuvenescimento das células e aumento da imunidade do organismo.
Outra fruta muito consumida com grande concentração de antioxidante é o blueberry (também conhecido como mirtilo). Da família das frutas arroxeadas, é supernutritiva, tem um delicioso sabor semidoce e possui baixo teor calórico. O blueberry é rico em vitamina C, o que contribui para a autoimunidade do organismo e fortalecimento dos ossos. Também é uma boa fonte de fibra dietética – que auxilia no retardamento do aparecimento da diabetes –, contribui para a saúde do coração e mantém o colesterol sob controle.

Sair da versão mobile