Quando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) propôs a criação de diretrizes de projeto urbanístico para o Polo Institucional Itaquera, incluiu no documento, de setembro de 2012, a mudança no sistema viário no entorno da Arena Corinthians, construída para a Copa de 2014.
De acordo com o plano, que pode ser consultado por meio do link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/pue_itaquera_cades_leste_set_2012.pdf, os moradores de Itaquera podem verificar todas as obras propostas enumeradas da seguinte maneira: 1 – Ligação Av. Águia de Haia – Av. Itaquera (projeto Siurb); 2 – Ligação Av. Itaquera – Av. Miguel Inácio Curi (empreendimento privado); 3 – Nova via de conexão Norte-Sul (diretriz do PRE Itaquera); 4 – Adequações na Av. Radial Leste e transposição em desnível da Av. Adervan Machado; 5 – Acessibilidade geral e fluxo viário interno da Rodoviária; 6 – Alargamento da Av. Radial Leste; e 7 – Binário da Av. Itaquera.
Dentro do prognóstico apresentado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Itaquera deveria ser favorecida com pelo menos mais dois viadutos e um sistema binário de trânsito, no qual as vias passam a ter mão única de trânsito aumentando a fluidez do tráfego. No final da Avenida Líder, esquina com a Avenida Itaquera, por exemplo, a Prefeitura planejou um viaduto que corta o centro do bairro, ligando a via diretamente com a Rua São Teodoro, no sentido da Avenida Jacu-Pêssego.
Outra via, no sentido bairro-centro, aumentaria a fluidez do trânsito para os veículos advindos da Jacu-Pêssego, além de desafogar o centro de Itaquera na saída para a Avenida Aricanduva, passando pela Nova Radial, próximo à Comunidade da Paz, Avenida Líder e Rua Harry Dannemberg, que seria alargada.
RESPOSTA
Na última semana, o Desenvolve Itaquera entrou em contato com a SPObras para saber mais sobre o andamento do projeto. No último dia 10, a secretaria respondeu, a princípio, questionando a redação sobre qual seria o projeto binário da Avenida Itaquera. No dia seguinte a reportagem explicou sobre a existência do plano de quatro anos atrás.
No entanto, no dia 11, a assessoria da SPObras afirmou ter informações apenas sobre as obras dos corredores de ônibus. Nesse sentido, a pasta relatou que, na região de Itaquera, está realizando obras referentes a dois corredores de ônibus, o da Avenida Líder e o da Avenida Itaquera.
TRAJETO CORREDOR
Conforme o órgão, com 1,8 quilômetro de extensão, o novo corredor de ônibus da Avenida Líder (já entregue) se estende entre a Rua Diogo de Souza e a Av. Itaquera (Itaquerinha), sentido centro, e Rua Manuel Cardoso e a Praça Dr. Francisco Munhoz Filho, sentido bairro. Três novas paradas de ônibus foram construídas no canteiro central da avenida. Essas paradas já estão equipadas com os novos modelos de abrigos instalados desde 2013 na cidade. Os abrigos possuem cobertura, banco, espaço reservado para cadeirantes, adesivos indicativos com as linhas e iluminação. Tanto as paradas como os abrigos estão de acordo com as normas de acessibilidade vigentes. O corredor da Avenida Líder se conecta com o novo corredor de ônibus da Avenida Itaquera (6 Km) no cruzamento da Avenida Harry Danhemberg com Rua Itapitanga. O valor deste corredor, juntamente com o novo Terminal Itaquera é de R$ 293 milhões.
CONCLUSÃO
As obras do corredor de ônibus da Avenida Itaquera serão concluídas até o final deste ano. Ele se estenderá por 6,3 quilômetros, entre o Terminal Carrão e o Terminal Itaquera. A Prefeitura está trabalhando para entregar a faixa da esquerda, entre a Avenida Aricanduva e a Praça Francisco Daniel Lopes, totalmente executada em concreto. Em toda sua extensão, os passageiros terão à disposição oito novas paradas de ônibus, assim como no corredor da Av. Líder as paradas serão do novo modelo de abrigo instalado na cidade.
R$ 225 MILHÕES
Para evitar a formação de filas de ônibus, todas as oito paradas contarão com faixas de ultrapassagem, o que garante uma significativa melhora no fluxo dos ônibus no corredor. Nas paradas a faixa de concreto terá aproximadamente 6,55 metros de largura, permitindo assim a passagem de dois coletivos por vez. Outra ação prevista pela Prefeitura é a requalificação viária do entorno da Praça Francisco Daniel Lopes, que dividirá o fluxo dos coletivos e facilitará o acesso ao Terminal Itaquera. O corredor de ônibus da Av. Itaquera tem um valor de R$ 225 milhões.
Discusão sobre post