Entre as ruas que poderiam ser beneficiadas está a São Teodoro
Como já informado à equipe do Jornal Desenvolve Itaquera, pela SPObras, sobre os projetos do sistema binário e do corredor de ônibus, apenas as obras do corredor da Avenida Líder, com 1,8 quilômetros de extensão, estão concluídas, faltando apenas a instalação do piso tátil nas paradas de ônibus.
Quanto ao sistema binário, a secretaria explicou o projeto por trechos. No primeiro, localizado na Avenida Itaquera, incluindo a Rua Tomazzo Ferrara, com 700 metros de extensão, as obras do corredor de ônibus, do sistema de drenagem e do passeio.
As obras do segundo trecho ainda não foram iniciadas. Aguarda-se a finalização dos processos de desapropriações, que tramitam no Poder Judiciário, e a remoção de ocupações irregulares, sob competência da Secretaria de Habitação.
“Já existe o projeto funcional da continuação do sistema binário, que inclui a Avenida Francisco Munhoz Filho e a Avenida Harry Dannenberg, o qual, inclusive, já foi enviado para avaliação dos órgãos de trânsito. Este trecho ainda terá seu projeto executivo desenvolvido.”
Pista estreita, falta de estacionamento e mão dupla prejudicam o comércio e o trânsito da Rua São Teodoro
Na Avenida Harry Dannenberg, há anos, um projeto de desapropriação relacionado ao Parque Linear, inibe que comerciantes invistam na reforma ou construção de seus estabelecimentos. O presidente da CDLI (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera), Dr. Roberto Manna, esteve na Secretaria do Verde e solicitou a revisão dessas desapropriações. Segundo ele, é necessário uma definição pelo sim ou pelo não para alavancar o desenvolvimento local. Enquanto isso, a demanda de veículos só cresce no bairro e as suas ruas estão no limite de sua capacidade. Entre os exemplos está a Rua São Teodoro. Com movimento intenso, o trânsito é constante principalmente nos horários de pico.
Acesso ao Hospital Santa Marcelina na Avenida Harry Dannenberg: projeto de alargamento com desapropriações está parado há anos
Com acesso entre a Avenida Itaquera e a Avenida Jacu-Pêssego, uma alternativa seria fazer um sistema binário também nesta ligação. Ou seja, aproveitando as ruas paralelas. Enquanto uma vai no sentido centro, a outra segue no sentido bairro.
Com esta medida muitos comerciantes seriam beneficiados. Isso porque poderia-se aumentar o número de vagas públicas de estacionamento e os congestionamentos consequentemente iriam diminuir, contribuindo para uma melhor fluidez do movimento local.
Rua Lagoa Tai Grande seria uma solução para projeto de binário com a Rua São Teodoro
Todos sairiam ganhando. Além disso, não seria necessário haver desapropriações e os gastos seriam bem menores. Todos continuariam com suas casas e comércios e poderiam usufruir dos benefícios do sistema binário de trânsito.
Discusão sobre post