O coordenador da Frente Parlamentar da Segurança na Assembleia, deputado Coronel Camilo, protestou veementemente na Tribuna do Parlamento paulista, no dia 31 de maio, contra cena veiculada na novela Malhação da Rede Globo, em que atores interpretam policiais militares agindo de forma bastante racista e discriminatória.
No episódio, apresentado na véspera, os atores, usando roupa e viatura similares à da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fazem uma abordagem a uma moça de origem asiática e um rapaz de cor negra, chamando-os de “japinha” e “negão”, respectivamente, ameaçando-os de prisão sem qualquer motivo legal.
“A Polícia Militar não tolera qualquer atitude desrespeitosa ou arbitrária por parte de qualquer policial. Aliás, os integrantes da Corporação são orientados a tratar a população com respeito e dignidade. Tratando o cidadão como se ele fosse a própria pessoa atendida”, afirmou o deputado.
Segundo o parlamentar, a emissora é contumaz em apresentar cenas que denigrem a imagem da Corporação. Coronel Camilo afirmou na tribuna que durante o período em que foi comandante-geral da PM (2009-2012), se reportou em três ocasiões à Rede Globo repudiando comentário de âncora de telejornal, cenas de novela e falas em programas de TV pelo fato de generalizarem atitudes incorretas de alguns policiais.
Discusão sobre post