No ano que antecede o 60º aniversário da Kodomo-No-Sono, a entidade resolveu retomar a adoção deste tema para o seu festival anual. Tal abordagem traz consigo a força do coletivo e é uma homenagem a todos aqueles que, de alguma maneira, fizeram e/ou fazem a história da Kodomo-No-Sono. Pois foi assim, com apoio e realizando coletivamente, que lá se foram 59 lindos anos em prol dos deficientes intelectuais. E os seus assistidos, com sua alegria contagiante, são a prova cabal do quanto vale à pena sermos unidos.
Deriva desta indagação, ainda, a constatação pura e simples de que estar junto é sempre melhor, mais divertido e interessante. Um segundo olhar, porém, remete às palavras do fundador da entidade, Ryoshin Hassegawa: “Não para eles e sim, junto com eles!”
Visionário, o mote do reverendo Hassegawa já era a inclusão social, antes mesmo da disseminação atual do conceito. Assim, “Que Tal Juntos?” é também uma provocação!
Não só para a Kodomo-No-Sono, enquanto entidade beneficente pró-excepcionais, ou aos seus apoiadores, mas à sociedade civil. Incluir é também aceitar as diferenças, respeitá-las e cooperar mutuamente para que a capacidade de um supra a carência do outro. Carências estas que todas as pessoas têm.
Há ainda muitos a alcançar! Que tal um futuro juntos em olhar uns nos olhos dos outros, juntos em conviver com o diferente? Assim, o tema é uma celebração à união e, também, uma reflexão em relação aos desafios da entidade face à inclusão social. Ao compartilhar o exercício constante com todos, acredita-se que uma direção melhor surgirá. E, neste sentido, a Kodomo-No-Sono não se refere mais apenas ao rumo da entidade, mas ao todo. Pois são as diferenças que fazem todos humanos e tão complementares.
SERVIÇO
34º Festival Kodomo-No-Sono: dia 22 de julho, das 11 às 17 horas; e no dia 23 de julho, das 9 às 17 horas. Mais informações no telefone 2521-6437 e no site festivalkodomonosono.com.br. Onde: Rua Professor Hasegawa, 1.198, Itaquera.
Discusão sobre post