Estatuto do Pedestre é sancionado pelo Prefeito João Doria

A caminhada é a forma de se locomover de 31% da população da Região Metropolitana de São Paulo

A sanção do Prefeito João Doria (PSDB) ao Projeto de Lei (PL 617/2011), de José Police Neto (PSD) e outros vereadores, foi publicada no dia 14 de junho, no Diário Oficial. A medida prevê que um terço de receitas vindas do Fundurb (Fundo de Desenvolvimento Urbano), operações urbanas e concessões urbanísticas, priorize as viagens à pé.
De acordo com a nova legislação, os recursos deverão ser investidos em intervenções como a melhoria da iluminação das calçadas e o aumento de tempo de travessia nos semáforos.
A proposta foi feita com base na Pesquisa de Mobilidade da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), apresentada em 2012. De acordo com os dados, a caminhada é a forma de se locomover de 31% da população da Região Metropolitana de São Paulo.
Para o vereador Police Neto, as coisas óbvias nem sempre aparecem. “A cidade de São Paulo tem um terço de toda a circulação feita a pé. O pedestre foi esquecido por muito tempo e agora é recolocado no centro das decisões políticas”, disse.
Representantes de diversas Entidades, como Cidadeapé, Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Corrida Amiga e SampaPé, participaram da elaboração do Estatuto.

Sair da versão mobile