Entidades lutam por mais policiamento no bairro

Para isso, integrantes são a favor da instalação de um novo posto
fixo na Praça da Estação

Em setembro de 2010, a região da Cidade Líder ganhou a 4ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Formada a partir de um desmembramento da 2ª Companhia do 19º BPM/M, ela passou a atuar nos bairros do Parque Savoy City, Jardim Eliane, Jardim Brasília, Jardim Marília, Jardim Aricanduva, Jardim Ipanema, Jardim Fernandes e Cidade Líder, regiões estas que concentram aproximadamente 300 mil moradores. Em setembro de 2016, o 39º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, que também abriga a 3ª Cia., a Força Tática e um Posto de Bombeiros, ganhou sede própria na Avenida Águia de Haia. As melhorias da unidade, que é subordinada ao Comando de Policiamento de Área Metropolitana 4 (CPAM/4), tiveram como foco beneficiar uma população de cerca de 435 mil habitantes. E, entre eles, estão os moradores de Itaquera.
Antes deste remanejamento, o 39º Batalhão ficava ao lado da antiga sede da então Subprefeitura Itaquera. Mas pensando em reforçar novamente a presença de policiais fixos no bairro, e não apenas através de rondas, o presidente do Núcleo de Desenvolvimento de Itaquera (NDI) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI), Dr. Roberto Manna,vem mantendo diálogos com o comando do Batalhão. No dia 30 de maio deste ano, ele se reuniu com o Tenente-Coronel Leandro.
Na oportunidade, ambos conversaram sobre a criação da Base Policial fixa na Praça da Estação, que já começou a ser construída, mas teve os seus trabalhos interrompidos com o fechamento do Centro Gastronômico, no ano de 2016. De lá pra cá, as Entidades vêm trabalhado para que a obra seja retomada o mais rápido possível.
“O Tenente-Coronel Leandro pediu, na ocasião, que fizéssemos uma consulta pública com a comunidade. Paralelo, continuamos no aguardo da liberação da Prefeitura Regional Itaquera para terminar a obra. Já encaminhamos ofício com tal solicitação para a regional, mas até o momento não tivemos nenhuma resposta. Também estamos providenciando um abaixo-assinado que reforça a importância de mais este posto policial em nosso bairro”, completou Manna. No fim do mês de outubro, em uma ação da Prefeitura Regional, a construção foi fechada com tapumes e pintada, se tornando uma grande caixa sem serventia nenhuma para população.

Sair da versão mobile