Nos dias de hoje, com acesso fácil a qualquer estilo de música, as pessoas podem ouvir o seu som preferido a qualquer momento, certo. E, com o avanço das tecnologias, montar um kit sonoro que dê potência a este gosto, também virou algo bem comum. Mas nem sempre quem está ao lado compartilha deste hobby. E é aí que os problemas começam.
Sempre tem alguém na vizinhança que adora aumentar o volume da sua música predileta, não importa o horário. E como a maioria das residências são bem próximas umas das outras, há momentos que parece que a música está sendo ouvida por você, em sua casa, de tão alto que o som está.
No comércio, uma prática que vem sendo aplicada por alguns lojistas é a de colocar uma caixa de som para amplificar, ou seja, potencializar, a programação da rádio em que está sintonizada, e até mesmo para anunciar as promoções, para chamar a atenção das pessoas. Mas será que o comércio ao lado compartilha desta ideia ou está contente com todo este barulho?
E na hora daquele happy hour, nem sempre quem mora próximo está disposto a aguentar, até altas horas da madrugada, o volume das bandas tocando ou até mesmo da música ambiente do estabelecimento, que ganha bem mais alcance com o silêncio que é natural neste horário.
E quando alguém para com o carro, aumenta o som do rádio ou abre o porta-malas, isso ao lado ou próximo da sua garagem, e se sente no direito de escutar o seu som preferido no volume que mais lhe agradar? Isso é certo?
Para quem costuma ter um desses hábitos, como você se sentiria se um dia a situação se invertesse? Você iria gostar de tentar assistir a uma televisão e não conseguir devido ao barulho? E se estivesse com um ente querido doente, ou até mesmo você estivesse passando mal, tentando descansar ou dormir, e não conseguisse devido a uma dessas situações? Ou simplesmente querendo descansar para ir trabalhar no dia seguinte?
Outro exemplo clássico está relacionado aos reparos dentro de casa e até mesmo no comércio. Sábado, domingo ou feriado, você pronto para aproveitar o seu dia de descanço, para dormir até mais tarde, quando escuta, antes das 8 da manhã, um bate-bate sem fim ou o barulho de uma furadeira que parecem entrar dentro do seu ouvido! Sonho?
Não. Uma real e triste realidade onde as pessoas não respeitam o seu semelhante.
Discusão sobre post