Os dois viadutos estaiados das obras de implantação da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, serão concluídos nesta primeira semana de fevereiro.
Foram implantadas as aduelas de fechamento que interligam os viadutos ao restante da base da via, unificando todo o trajeto de 12,2 quilômetros.
O governador Geraldo Alckmin participou da vistoria e acompanhou as últimas fases dos trabalhos, no dia 2 de fevereiro.
Agora estão sendo finalizados os serviços da via permanente, como execução de laje, instalação e solda dos trilhos e instalação do sistema de rede aérea (responsável por repassar a energia para os trens circularem) e a implantação do sistema de sinalização.
Em seguida, serão feitos os testes com composições vazias para a linha iniciar a operação no final de março deste ano. Cerca de 2.100 trabalhadores estão envolvidos nas fases finais dos trabalhos.
As obras dos viadutos estaiados são complexas, passam sobre as Rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt, com dois mastros de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares) e um vão central de 180 metros. São 24 estais de cada lado das pontes, totalizando de 96 cabos instalados.
“Hoje foi o beijo, que é o encontro do concreto dos dois lados. Esse é o viaduto ferroviário, estaiado em curva, o maior do mundo. Uma grande conquista da tecnologia e da engenharia passando na Ayrton Senna e na rodovia Helio Smidt. Entregaremos também duas estações novas, a estação Cecap e a Aeroporto. Nós vamos integrar o Aeroporto de Guarulhos ao sistema metro ferroviário”, explicou o governador.
Sobre Linha 13-Jade
Primeira ligação de transporte sobre trilhos com a região de Guarulhos, a Linha 13-Jade beneficiará a população que mora, trabalha ou estuda naquela cidade, além de ser uma nova opção de transporte para acessar o aeroporto internacional, de forma mais rápida e econômica.
A projeção indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.
Com um total de 12,2 km de extensão, a Linha 13-Jade terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart, que é o ponto de integração com a Linha 12-Safira e foi totalmente reconstruída e já está em operação desde agosto do ano passado.
O investimento total é de R$ 2,3 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão veio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) para implantação das obras civis e parte dos Sistemas de Energia, Telecomunicações e Sinalização. O BEI (Banco Europeu de Investimento) financiou R$ 316 milhões para aquisição de material rodante. A obra também conta com R$ 425 milhões do BNDES e o restante está sendo realizado com recursos do Governo do Estado.
Quando a Linha 13 começar a operar, a partir do final de março, serão utilizados os novos trens do lote de 65 unidades que estão sendo entregues. A partir de 2019, quando as oito composições com bagageiros começarem a chegar, elas substituirão esses trens.
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