De acordo com informações da Prefeitura, o centro de São Miguel Paulista irá ganhar nova configuração viária dentro do Programa Trânsito Seguro, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.
Na quarta-feira, dia 7, foi publicado no Diário Oficial da Cidade o edital para a contratação do desenvolvimento do projeto executivo e da execução das obras, nesta que é uma das regiões com maior índice de atropelamentos na cidade.
O objetivo das obras será priorizar o espaço para pedestres e o transporte público. O texto publicado prevê a entrega das propostas até o dia 9 de abril.
Ao todo, serão implementadas 18 intervenções específicas dentro da Área Calma de São Miguel, cujo perímetro engloba a estação da CPTM, o calçadão de comércio na Rua Serra Dourada, o Mercado Municipal e a Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, chamada Praça do Forró.
As medidas de moderação de tráfego incluem travessias e interseções elevadas, extensões do passeio, ilhas de refúgio e rebaixamento de guias.
Além disso, o projeto tem como escopo melhorias na acessibilidade, pavimentação, drenagem, iluminação, sinalização e paisagismo.
“A proposta que vamos implementar em São Miguel é inédita na América Latina. Vamos mudar a cara do centro comercial da região e torná-lo mais seguro e acessível para todos, priorizando vidas. Um projeto com essa proporção, localizado a 24 km do centro da cidade, nunca foi feito antes”, afirma o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.
Na Avenida Marechal Tito, importante eixo comercial por onde passam 40 linhas de ônibus (com frequência de 354 ônibus/hora pico, em ambos os sentidos), a proposta consiste em modificar a operação do sistema viário em seu trecho mais estreito, tornando-o exclusivo para ônibus por três quadras e proibindo a passagem de automóveis individuais. Estes, por sua vez, serão direcionados para rotas alternativas nas ruas do entorno.
“A princípio vamos fazer uma intervenção temporária para aprimorar a proposta. A mudança vai melhorar a qualidade de vida das pessoas na região. A Marechal Tito tem calçadas muito estreitas, e os pedestres competem por um espaço na rua com ônibus, motos e veículos particulares. Daí, o alto índice de atropelamentos”, completa Avelleda.
O projeto será uma continuação do processo de requalificação da Área Calma (com velocidade reduzida) já implementada na região pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A ação em São Miguel Paulista também conta com uma avaliação de impacto na região. Todo o planejamento, implementação e execução estão sendo avaliados e monitorados em detalhes por pesquisadores das instituições parceiras.
Com isso, será possível medir como era a região antes e depois das mudanças, tornando o projeto passível de ser replicado em outros bairros de São Paulo que possuem condições de trânsito parecidas.
Discusão sobre post