Semáforos: CET revela os números do vandalismo

Relatório divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que entre janeiro e julho deste ano foram registradas 1.034 ocorrências de furtos ou roubos nos semáforos da cidade de São Paulo, sendo 323 referentes a controladores e 711 cabos elétricos, o que corresponde a aproximadamente 32 quilômetros de cabos.
A região central da capital paulista é o local com maior incidência desse tipo de ocorrência. No ano passado, a CET registrou 761 ocorrências de vandalismo em semáforos, sendo 577 casos por furto de cabos e 184 nas caixas de controle dos equipamentos. Foram 48 quilômetros de cabos furtados no ano. Vale destacar que o vandalismo de uma caixa controladora pode afetar o funcionamento de até cinco semáforos da região.
Para combater o vandalismo nos semáforos, a CET disse estar adotando medidas como aumentar a altura dos controladores e a instalação de fitas de aço para lacrar suas portas. Além disso, a Companhia destacou manter conversas frequentes com a Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana para identificar e punir os envolvidos nos atos.
O vandalismo também é registrado em equipamentos importantes da CET na região de Itaquera. No centro do bairro, por exemplo, as placas de controle do semáforo da Rua Américo Salvador Novelli com a Rua Ken Sugaya já foram roubadas mais de uma vez. Quando uma atitude dessas acontece, coloca em risco a segurança de inúmeras pessoas, pois acidentes podem acontecer devido à falta de sinalização semafórica.

Sair da versão mobile