No dia 27 de novembro, representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) participaram de um encontro na sede da Prefeitura Regional Itaquera onde falaram do programa City Câmeras (www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br).
De acordo com Márcio César Lopes da Silva, a Prefeitura recebeu mais de cinco mil câmeras para serem doadas aos distritos da cidade através das regionais, e assim serem instaladas em pontos vulneráveis dos bairros.
No caso da Prefeitura Regional Itaquera, 20 câmeras estão disponíveis para cada distrito (Itaquera, Cidade Líder, Conjunto José Bonifácio e Parque do Carmo). Comerciantes, líderes comunitários ou moradores que tenham interesse em participar deste monitoramento virtual podem entrar em contato com a Prefeitura Regional Itaquera. Todas as informações também estão disponíveis através do site acima citado.
A Prefeitura Regional Itaquera fica na Rua Augusto Carlos Bauman, 851. Telefones: 2944-6555, 2944-8626, 2944-2944, 2944-9156, 2944-2079 e 2984-1158. Falar com Maurício Alberto Gonella. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
JÁ EM ANDAMENTO
Ainda de acordo com Márcio, 2.196 câmeras já estão integradas às imagens de monitoramento da GCM. Das câmeras doadas, foram instaladas até a data da apresentação 620. Mas a meta é chegar a 10 mil nos próximos quatro anos.
O City Câmeras também se integra a câmeras particulares já instaladas em fachadas de casas e comércios em geral. Através delas se somam 1.974 equipamentos que representam 10.578 usuários e 276 grupos monitorados pela segurança pública municipal.
“A central, ao ser acionada, através dos GPS das viaturas consegue identificar a que está mais próxima da ocorrência e assim fazer o deslocamento. Além disso, também há integração com o sistema de câmeras do programa de segurança Detecta, da PM, para verificação de placas de carros”, comentou Márcio.
A IDEIA
O programa começou na gestão do então prefeito João Doria, no bairro do Brás, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Interessados em participar desta plataforma de monitoramento têm até o dia 31 de dezembro de 2019, para enviar as propostas de cadastramento.
As imagens integradas são transmitidas para o comando da GCM e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (polícias civil e militar) por um canal de comunicação de dados da Internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.
Vale lembrar ainda que o projeto City Câmeras é um programa desenvolvido pela secretaria que busca reunir as imagens já existentes na cidade de São Paulo em uma plataforma única e acessível a todos, com o escopo de reduzir a ação de criminosos e aumentar a sensação de segurança e bem-estar dos munícipes.
SAIBA MAIS
Dúvidas ou solicitações de esclarecimentos complementares deverão ser encaminhadas ao e-mail smsucitycameras@prefeitura.sp.gov.br.
PROJETO DA CDLI
Há alguns anos, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDLI) apresentou projeto semelhante para ser instalado em Itaquera. Agora, com a presentação deste novo programa, a Entidade pretende, através de sua direção, fazer com que as ruas do comércio central se tornem mais seguras tanto aos comerciantes quanto às pessoas que passam diariamente pelo bairro.
Discusão sobre post