Neste final do período de férias escolares, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo alerta aos pais e responsáveis por crianças com idade até 6 anos, 11 meses e 29 dias, para a importância da verificação e atualização da caderneta de vacinação dos menores.
A adesão às vacinas é muito importante para reduzir o risco de circulação de doenças como sarampo e rubéola, bem como evitar a reintrodução da poliomielite no Brasil. O início das aulas traz um aumento no convívio que pode propiciar a circulação de doenças.
Para evitar as doenças, o calendário de vacinação deve ser seguido de acordo com a idade das crianças. As doses das vacinas de Hepatite B e da BCG devem ser administradas logo após o nascimento nas maternidades, e também podem ser encontradas e aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde.
As vacinas são aplicadas aos dois, três, quatro, cinco, seis, nove, 12 e 15 meses, e aos quatro anos de idade. Para verificar as datas e as doses de cada etapa da vida da criança, clique aqui. As Unidades Básicas de Saúde também fazem orientações sobre o calendário no momento do atendimento.
PRECAUÇÃO
Além de proteger a criança que recebe a dose, a vacinação é uma barreira contra o surgimento de doenças que já estão erradicadas no País.
Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela pode ser aplicada a partir dos nove meses de vida e a vacina contra a gripe é ofertada anualmente, durante a campanha.
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação, aproveitando o período de férias escolares para atualização da caderneta, e lembra que as escolas e creches públicas e privadas podem solicitar cópia da carteira de vacinação atualizada da criança no momento da matrícula e da rematrícula.
Todas as unidades básicas de saúde ofertam as vacinas seguindo calendário do Ministério da Saúde e, para encontrar a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o Busca Saúdeneste link.
Discusão sobre post