Um certificado a jornais e revistas de bairro será entregue na próxima segunda-feira, 14 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Sala Oscar Pedroso Horta).
O evento, uma iniciativa da Ajorb – Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo – com apoio do vereador Ricardo Teixeira – contará com a participação de editores, representantes de diferentes órgãos públicos, agências de publicidade e empresários.
“O certificado a jornais e revistas de bairro é importante porque mostra quais são os jornais efetivamente em contato constante com o morador dos mais diferentes bairros da capital. São empresas de comunicação que desenvolvem jornalismo comunitário efetivo”, explica Wagner Farias, presidente da Ajorb.
O Certificado de Periodicidade é uma das primeiras ações efetivas da nova diretoria da Ajorb que tomou posse em agosto. “Será uma cerimônia simples, mas bastante representativa, porque estarão lá os jornalistas e diretores de várias empresas de comunicação que estão dispostos a fortalecer a categoria.”
Para Farias, a certificação vem em bom momento. Isso porque foi aprovado um projeto de lei dos vereadores Gilson Barreto e Fabio Riba que prevê a destinação de percentual da verba de publicidade oficial.
Entretanto, são considerados jornais de bairro aqueles que têm registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, Cadastro de Contribuinte Municipal – CCM, jornalista responsável e que comprovem a sua periodicidade.
COMBATE AS FAKE NEWS
A Ajorb, nessa nova gestão, também irá desenvolver campanhas para combater as “fake news”. Outra vertente é mostrar que o jornalismo mais importante é aquele que estimula a prática de cidadania e contribui para o desenvolvimento da metrópole, prestando serviços, divulgando ações e programas dos órgãos públicos, além de apontar os problemas urbanos em busca soluções.
Além disso, os jornais e revistas de bairro, importantes canais de divulgação para pequenos comerciantes, também estão presentes no ambiente digital. São sites e redes sociais que ampliam a interação com os leitores e o alcance da publicidade de seus anunciantes.
“São todos jornais gratuitos que há anos dão destaque a temas que têm pouco espaço na imprensa diária tradicional”, aponta Farias.
INFORMAÇÕES
A Ajorb também está reformulando o seu site e atualizando as informações das empresas para facilitar a busca de órgãos públicos, agências de notícias, agências de publicidade, cidadãos paulistanos e anunciantes de modo em geral.
Discusão sobre post