Sem investimento, ciclovias emperram

Trecho em Itaquera na Avenida Radial Leste tem vários problemas

Trecho em Itaquera na Avenida Radial Leste tem vários problemas

A ciclovia que deveria interligar a estação Corinthians-Itaquera do Metrô com o Parque do Carmo ficou só no projeto e, se hoje estivesse implantada, faria a diferença. Não só pela segurança aos ciclistas, mas porque seria uma pista que correria junto ao córrego Rio Verde e iria revitalizar todo o trecho em questão.

O que existe até então está bem deteriorado. Segue até o Parque Linear Rio Verde e não oferece segurança. Tanto pela falta de sinalização como por outros inúmeros problemas. Em pelo menos dois momentos, em cerca de 300 metros, os ciclistas precisam seguir em direção ao meio da rua, concorrendo espaço com os carros.

Em um dos pontos, um terreno da Prefeitura vem cedendo sobre as pistas há muito tempo e, até agora, nada foi feito. Outro fato que eleva a insegurança é a ciclovia acabar junto com a Avenida Miguel Inácio Curi.

O projeto original, além de contemplar a ciclovia, também iria favorecer as avenidas Itaquera e Harry Dannemberg. Isso porque entre os dois pontos de ligação da ciclovia existe a proposta de alargamento das vias e investimentos em acessibilidade.

Além disso, o desenho propõe obras que eliminariam gargalos no tráfego presentes nas esquinas da Avenida Itaquera, com a Avenida Miguel Inácio Curi; e na esquina da Avenida Itaquera com a Avenida Líder. E ainda tem o projeto do sistema binário, que se perdeu junto com as mudanças de gestões na Prefeitura.

Atualmente, os moradores da região têm poucas opções para seguir em direção à Avenida Radial Leste sem que tenham que pegar o trânsito da Avenida Itaquera. Com o crescimento comercial no endereço e de novas construções nas imediações, a tendência é que os congestionamentos só aumentem, principalmente nos horários de pico.

Para os ciclistas que têm de circular sem segurança até o início da ciclovia da Radial, esse crescimento do volume de carros seria mais um motivo para a Prefeitura voltar a investir no modal. Muitos criticam o fato da Secretaria de Mobilidade e Transporte não ter criado ciclofaixas pelo menos em um dos lados do Parque Linear.

Ciclistas não setem segurança na Rua Tomazzo Ferrara


Sair da versão mobile