Danos severos foram causados em questão de dias. Paciente outrora saudável agora respira com a ajuda de aparelhos
Um vídeo gerado a partir de uma tomografia computadorizada, feito pelo Dr. Keith Mortman, chefe de cirurgia torácica no George Washington University Hospital, nos EUA, mostra de forma clara os danos que a Covid-19 pode causar nos pulmões de uma pessoa.
O paciente em questão é um homem de 59 anos com pressão alta, mas de outra forma saudável. Após adoecer, ele necessita de ventilação mecânica para respirar, mas nem isso é o suficiente e ele tem de ser conectado a uma máquina para oxigenar o sangue.
O vídeo foi feito poucos dias após o paciente apresentar os primeiros sintomas da Covid-19. Áreas em amarelo representam inflamação no pulmão. Em um paciente saudável, nenhuma área em amarelo deveria ser visível.
“Este não é um paciente diabético, imunossuprimido, com 70, 80 anos de idade”, disse Mortman. “Além da pressão alta, ele não tinha outros problemas médicos significativos. Esse é um cara que estava cuidando da própria vida e de repente pegou o vírus. Se repetirmos as imagens do 360VR agora, ou seja, uma semana depois, há uma chance que a infecção e o processo inflamatório sejam ainda piores. “
“Infelizmente, uma vez danificados nesse grau, os pulmões podem demorar muito para cicatrizar. Para cerca de 2 a 4% dos pacientes com Covid-19 o dano é irreversível, e eles irão sucumbir à doença”, afirma o médico.
“Quero que as pessoas vejam isso e entendam o que pode acontecer”, disse Mortman. “As pessoas precisam levar isso a sério.”
Fonte: CNN
Confira o mapa do coronavírus COVID-19 no Brasil:
(situação até 25/03/2020)
Fonte: Olhar Digital
Discusão sobre post