Governo reforça isolamento social

E anuncia nova campanha que reforça pedido de adesão

Coletiva aconteceu no Palácio dos Bandeirantes

Coletiva aconteceu no Palácio dos Bandeirantes

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira que fará a convocação de mais 1.185 profissionais para a área da Saúde, que deverão atuar em todo o Estado de São Paulo. Destes, 260 devem iniciar as suas atividades já neste mês de abril.

Também foi informado que haverá contratações temporárias de médicos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. As inscrições ficarão abertas entre 15 e 22 de abril, exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).

Não será cobrada taxa de inscrição para a participação no processo seletivo. Os profissionais começam a trabalhar no dia 1° de maio.

GOVERNO REFORÇA ISOLAMENTO SOCIAL 

Uma nova campanha institucional entra no ar hoje à noite para reforçar o pedido para que as pessoas fiquem em casa, e também a solidariedade. O governo ainda fará  orientações educativas sanitárias em comunidades, estabelecimentos comerciais e quando houver agrupamento de pessoas.

Segundo Doria, os  últimos esforços ajudaram no achatamento da curva de casos, mas ainda há muito a ser feito. Com a adesão ao isolamento na casa dos 59%, ideia é passar da barreira dos 60%.

Para o prefeito Bruno Covas, caso as pessoas não tivessem aderido de forma voluntária ao isolamento, o número de casos confirmados seria dez vezes mais.

Segundo o médico infectologista e coordenador do centro de contingenciamento da Covid-19 em São Paulo, David Uip, a meta é chegar a 70%. “Este é um dado de literatura importante em se tratando de uma pandemia”, observou.

O secretário Estadual da Saúde, José Henrique Germman, completou dizendo que o achatamento da curva com o isolamento possibilita que o sistema de saúde atenda melhor todos os pacientes.

Com o pico da pandemia previsto para as próximas semanas, vale lembrar que o hospital de campanha do Pacaembu, por exemplo, já conta com 57% de ocupação.

NÚMEROS 

No Estado de São Paulo, 1.524 pessoas já tiveram alta médica após contraírem o novo coronavírus. Hoje são 836 pacientes internados em UTI e 901 em enfermaria.

Quase metade dos pacientes internados com coronavírus em São Paulo está em estado grave, nas UTIs.

Sair da versão mobile