Dicas para ajudar a se proteger da Covid-19

Por Cinthya Ozawa, infectologista do São Cristóvão Saúde

Higienize as mãos frequentemente com álcool em gel ou sabão e água

Higienize as mãos frequentemente com álcool em gel ou sabão e água

Mesmo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa, alguns profissionais (jornalistas, enfermeiros, médicos, entregadores, funcionários de mercados, postos de gasolina, farmácias, lixeiros entre outros) estão nas ruas.
Pensando nestes profissionais, a infectologista do São Cristóvão Saúde, a Dra. Cinthya Ozawa, separou algumas dicas para ajudar a se proteger da Covid-19.
NO CAMINHO
Se possível, evite o transporte público ou mantenha distância de um a dois metros entre as pessoas.
Tenha o álcool gel em mãos no trajeto e use após encostar em superfícies que possam estar contaminadas. Lembrando que a partir do dia 4 de maio o uso de máscara pelas pessoas no transporte coletivo em geral, e também para quem faz uso de táxis e veículos de aplicativos, será obrigatório.
NO TRABALHO
Deve-se utilizar lenços de papel ao tossir ou espirrar.
Higienize as mãos frequentemente com álcool em gel ou sabão e água.
Evite contatos como abraços, apertos de mãos e reuniões na empresa. Os funcionários que tiverem sintomas respiratórios devem ser orientados a procurar um serviço médico e realizar isolamento social, conforme o caso.
NO ALMOÇO
Na hora do almoço a orientação é para que as pessoas façam as suas refeições preferencialmente em casa ou levem a sua própria refeição.
Caso a empresa tenha refeitório e o funcionário não tenha outra alternativa, deve-se fazer revezamento para não haver aglomeração. É importante que as pessoas mantenham uma distância de um ou dois metros umas das outras.
“Deve-se diminuir o número de pessoas que almoçam no mesmo período e estender o horário do almoço, evitar compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos e enfatizar a higienização das mãos”, completou a doutora.
AMBIENTES E OBJETOS
Pesquisas indicam que o vírus pode permanecer viável em superfícies por horas e dias. “Dessa forma, o ideal é realizar a desinfecção frequente de máquinas de cafés, bebedouros, além de mesas, computadores, mouses e cadeiras. Para quem trabalha na rua e não tem como lavar as mãos com água e sabão, opte pelo álcool em gel e evite levar as mãos ao rosto”, finaliza Ozawa.
EM CASA
Ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora; só depois pegue-os e higienize antes de guardar. Em seguida, sem tocar em nada, tire a roupa que veio da rua e a coloque para lavar; de preferência faça isso na área destinada a serviços domésticos. Por fim, tome banho.

Sair da versão mobile