Esta vem sendo a realidade de muitas pessoas que dependem do atendimento público municipal. E, diante da pandemia de Covid-19, como ficam as consultas dos pacientes que fazem tratamentos que não podem ser interrompidos?
Fontes informaram à reportagem que as AMAs estão fazendo a triagem dos pacientes através de um médico e um funcionário da unidade, que diante do prontuário vêm caso a caso e a necessidade ou não do atendimento. Mas na prática, parece que não é bem isso que está acontecendo.
Nos últimos dias, a página do Facebook Desenvolve Itaquera intermediou conversas com várias pessoas que disseram estar com dificuldades para seguirem com a conclusão de seus diagnósticos e tratamentos.
Entre as reclamações estão: cancelamento de consultas, dificuldades para coletar exames de sangue e retirar novas receitas, procedimentos desmarcados e o não agendamento com o clínico geral.
A única informação concreta é que os procedimentos estão cancelados por conta da pandemia. Quando passar, tudo será remarcado. Mas será que estes pacientes podem esperar isso acontecer?
Sabe-se que, por conta do Coronavírus, procedimentos mais simples foram, sim, cancelados, e que há um grande esforço tanto da Prefeitura como do Governo do Estado para auxiliar no atendimento às pessoas com os sintomas e diagnósticos de Covid-19. Mas como fica esta outra parcela da população?
INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS
A reportagem também apurou que há um desencontro entre as informações passadas pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e o que acontece no dia a dia nos postos de saúde.
De acordo com o próprio secretário, as consultas de pacientes que fazem tratamentos contínuos, de doenças crônicas como o diabetes e hipertensão, de doenças oncológicas e tireoidianas, as consultas a gestantes e recém-nascidos, por exemplo, não podem ser remarcadas. “Deve sim haver o atendimento”.
SEM RETORNO
Para esclarecer os nossos leitores e mostrar o que vem acontecendo nos postos da região de Itaquera, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde.
Foram encaminhados vários depoimentos e questionado se os problemas descritos foram pontuais, se os médicos especialistas foram remanejados para os atendimentos de Covid, ou estão afastados, e o que de fato está acontecendo. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não houve retorno da pasta.
CONFIRA OS RELATOS DOS PACIENTES
“No Posto da Vila Regina, em Itaquera, não estão remarcando as consultas perdidas” – Dilma Santos Silva
“O Posto de Itaquera cancelou tudo. Eu tinha marcado clínico geral para ver minha tireoide e diabetes e telefonaram desmarcando” – Vanda Pereira
“Recebi ligações desmarcando tudo. Muito triste. Meu Posto é o Boni 2. Ninguém entra no Posto!” – Nara Leal
“A UBS Vila Progresso, em Itaquera, desmarcou as consultas, muitas de clínica médica, e disseram que a remarcação só após a pandemia. Minha mãe é diabética e está sem atendimento” – Idelvani Oliveira
“Aqui na UBS Manoel da Nóbrega cancelaram a minha consulta e não estão marcando” – Simone Elizei
“O Posto de Saúde Jardim Brasília cancelou a consulta agendada da minha mãe (Carmelita Matos Ferreira) para controle de diabetes. Sem previsão de reagendamento” – Naminha Matos
“É uma vergonha. Não marcam e não atendem às consultas agendadas. As UBSs estão paradas, vazias. E o povo precisando de atendimento” – Duda Venâncio
“Eu recebi uma mensagem no celular suspendendo a minha consulta e falando que quando for remarcado me comunicam. Não sei mais o que eu faço e em quem acredito. Postos Vila Carmosina e Boni IV” – Eunice Ramos.
“Aqui na UBS Jardim São Pedro eles ligaram cancelando desde março. Na época meu bebê tinha 3 meses e ele também ficou e está sem atendimento. Ninguém da região tem uma previsão de quando vai passar em uma consulta na UBS citada” – Vanessa Souza
“Eu sou hipertensa e cancelaram a minha consulta. Estava marcada na UBS Jardim Helian” – Cida Araujo.
“Eu estou com um Cateter Duplo J e tinha o agendamento para retirá-lo em 27/03/20 no Hospital Santa Marcelina Itaquera. No dia 22/03/20 ligaram cancelando o procedimento e os exames que faria em seguida. No próximo dia 26/05/20 será o retorno com o urologista e com certeza também será cancelado (o que de fato aconteceu). O Cateter Duplo J causa muitas dores, tanto na bexiga, como no rim. Vivo à base de remédios e perdi até meu emprego por esse motivo. Foram cancelados os exames de urina, abdômen e ultrassom das vias urinárias” – Renata Aleixo
“Eu não consigo agendar uma consulta pra mim no Posto Nossa Senhora Aparecida. Nunca tem vaga, agora então piorou. Não estão agendando nada. Este posto fica em Itaquera, perto do Hospital Valdomiro de Paula. Eu estou bem de saúde, mas de vez em quando gosto de passar com um clínico para pedir exames de sangue e eletro, e um RX do tórax. Tenho 72 anos, e quando fui tomar a vacina da gripe falei para a funcionária que queria tomar a de pneumonia. Mas, para isso, só com autorização de um médico. Isso já faz um ano! Até então não consigo agendar uma consulta com o clínico. Se vou em outro posto não me atendem porque não sou da área. Tá complicado” – Arlete C F Torres
“Na UBS Vila Regina não estão atendendo. A minha audiometria no Instituto Cema foi cancelada. Minha filha com o rim parando cancelaram a consulta com o urologista e o exame agendado de ultrassom das vias urinárias em outras unidades. Ninguém consegue passar em lugar nenhum de SP. Cancelaram no início da pandemia. Ela com dores e não se tem atendimento em local nenhum por causa da Covid. UPA não atende, só com sintomas de Covid. Hospital nem pensar. UBS também não. Está difícil” – Carla Cassia
“Por conta de uma lesão no joelho, em janeiro tive trombose e embolia pulmonar. Fiquei internada 28 dias. Necessito de acompanhamento e havia conseguido uma consulta no vascular somente em 30/04, no Boni IV. Estava na fila de espera para ortopedia e fisioterapia, e também tinha uma consulta no clínico na UBS Carmosina, em 03/04, para mostrar alguns exames. Recebi mensagem de texto e ligação do posto no final de março dizendo que as consultas estavam todas canceladas. E também no App Agenda Fácil aparecia a mensagem que todas as consultas estavam suspensas devido à pandemia. Inclusive, tomo anticoagulante e deveria fazer controle com coagulograma semanalmente. Desde março aguardo para colher o exame, pois o pedido ficou no posto para agendamento e ficaram de me ligar. Todas as vezes que precisei colher, precisei ir até o pronto socorro do Planalto, pois foi lá que fiquei internada. Ainda ando de muletas devido à falta de tratamento do meu joelho. A consulta com o vascular foi agendada pela UBS Carmosina e o atendimento seria no Boni IV. O pedido do exame de coagulograma ficou na UBS Carmosina, com a assistente social” – Regiane Basei
“Hoje fui na UBS Santo Estevão e lá não estão marcando consultas. Preciso de clínico geral. Não estão agendando. Só de emergência. Nem coleta de sangue minha mãe conseguiu fazer!” – Vanessa Carreira
“Meu bebê tem 2 meses e só teve a consulta de 1 mês. Depois não foi possível marcar o retorno, ou seja, esse mês não foi à consulta e temo pelos próximos meses. Passo no Jardim São Pedro e, infelizmente, não estão marcando” – Luana Carvalho
“Jardim Marília também cancelou tudo. Eu tenho retorno para junho, pois em janeiro descobri que tenho colesterol alto e o médico me passou tratamento para seis meses. Junho seria o meu retorno e foi cancelado” – Quelzinha Lp
“Meu pai faz tratamento de próstata e de bronquite, e foi adiado. Inclusive ele tem que pegar a receita para pegar o remédio, mas nada, foi adiado. É uma vergonha isso” – Neusa Bernardo
“Por conta da pandemia eles não têm previsão de quando vão voltar a remarcar as consultas. A UBS Vila Progresso só está atendendo gestantes e crianças de até 2 anos. Consegui consulta com o pediatra para a minha filha para o dia seguinte. Tudo muito limpo e organizado. Mas não sei como que está o tratamento de quem tem diabetes e hipertensão” – Thais Costa
O QUE DIZ A PORTARIA Nº 154/2020-SMS PUBLICADA EM 21 DE MARÇO NO DIÁRIO OFICIAL
“I – Fica determinada a suspensão parcial e temporária de consultas, exames, procedimentos e cirurgias de rotina, a partir de 23 de março de 2020, nos Ambulatórios Hospitalares e na Rede de Atenção Básica.
SERVIÇOS QUE DEVERÃO CONTINUAR
- A) NA ATENÇÃO BÁSICA – ATENDIMENTO: 1. Na sala de acolhimento e classificação de risco, 2. Consultas de Pré-Natal baixo e alto risco, 3. Consultas de Puerpério, 4. Acompanhamento de Doenças Infecto-Contagiosas (Tuberculose, Sífilis, HIV, entre outros), 5. Urgências clínicas e odontológicas, 6. Coleta de exames, 7. Curativo, inalação, medicação, curativo e procedimentos correlatos, 8. Vacinação, 9. As farmácias deverão permanecer em funcionamento durante todo o horário de atendimento da unidade.
OBS: considerando a necessidade de proteger as crianças menores de 2 anos e levando em conta que muitas destas poderão desenvolver a doença de forma assintomática, as consultas de puericultura até 2 anos de idade deverão ser realizadas em domicílio a cada 02 meses pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.
- B) NA REDE HOSPITALAR – ATENDIMENTO: 1. Aos encaminhamentos da rede pré-hospitalar – SAMU, 2. A qualquer tipo de urgência e emergência que procure a rede hospitalar, 3. Às gestantes e parturientes, 4. Aos pacientes oncológicos (toda linha de cuidado, clínica, medicamentosa, radioterápica, cirúrgica e procedimentos correlatos) e suas complicações, 5. As cirurgias e procedimentos de urgência e emergência, bem como as avaliações ambulatoriais pós-cirúrgicas ambulatoriais devem permanecer.
- C) – COMO OPERACIONALIZAR O ATENDIMENTO: Cada serviço (UBS, Ambulatório, Hospital, UPA, AMA, PS e outros) deve manter seus profissionais para prestar assistência a 100% das intercorrências de urgência e emergência relacionadas ou não ao Covid-19, durante todo o período de funcionamento do serviço. Na reorganização dos serviços, os profissionais acima de 60 anos deverão ser realocados para atividades de retaguarda, tais como: 1. Monitoramento e orientação dos pacientes por telefone e afins, 2. Gestão das vagas junto à regulação local e Coordenadoria Regional de Saúde, 3. Colaborar com o médico da assistência para agilizar a indicação e disponibilização de medicamentos de uso contínuo, analisando o prontuário, 4. Avaliar resultado de exames que chegaram à UBS/Ambulatório/HD e, pelos meios eletrônicos, informar se houve qualquer alteração aos pacientes, 5. Outras atividades necessárias à rotina de serviços pactuada entre os parceiros, 6. Os profissionais alocados nos Ambulatórios de Especialidades, HD e AMA E deverão permanecer nos equipamentos disponíveis aos pacientes para que, em qualquer situação, sejam realocados para a assistência, conforme o cenário epidemiológico da pandemia determinar, 7. Nos casos de pacientes sintomáticos respiratórios (SR) priorizar para que sejam atendidos por funcionários da Rede Básica e Hospitalar com menos de 60 anos (médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e outros).
Os demais equipamentos não citados devem seguir as orientações técnicas, conforme Recomendações nº 02, nº 04 nº 05 nº 06 nº 07 nº 08 nº 09 e suas atualizações. As recomendações citadas foram encaminhadas às entidades parceiras, CRSs, STSs e disponibilizada no site da prefeitura em 19 de março de 2020.
Os serviços de saúde que prestam assistência complementar, conveniados e contratualizados com a Secretaria Municipal de Saúde deverão seguir as mesmas diretrizes, com exceção à assistência oncológica, serviços cardiológicos de urgência, terapia renal substantiva e transporte sanitário.
Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, podendo ser atualizada conforme o cenário epidemiológico determinar.”
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