Esclerose Múltipla. Você conhece esta doença?

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, onde as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, onde as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central

No dia 30 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. Para celebrar a data, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, vai afixar cartazes informativos sobre a doença nas estações e terminais e usar seu canal oficial nas mídias digitais (http://www.facebook.com/ViaQuatroSP) para difundir a campanha durante todo o mês de agosto.

A iniciativa, uma parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo, tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre sintomas, tratamentos e, principalmente, o diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla.

SOBRE A DOENÇA

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, quando as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. Não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

A ABEM estima que atualmente 35 mil brasileiros tenham esclerose múltipla. Um sintoma muito comum entre os pacientes é o déficit de equilíbrio. Pode ser proveniente de 2 e de 3 múltiplos sistemas como: musculoesquelético, neuromuscular, perceptual, sensorial e por lesões específicas em áreas encefálicas correspondentes ao controle de equilíbrio. A fisioterapia atua na avaliação correta da origem desses déficits e no trabalho de readequação desses sistemas envolvidos e neuroplasticidade.

Sair da versão mobile