A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) retomou o atendimento nas 12 unidades da rede Fab Lab Livre SP de laboratórios públicos de fabricação digital.
As unidades foram fechadas em função da quarentena, e a retomada segue determinações da portaria nº 747/2020.
A primeira unidade reaberta foi Cidade Tiradentes, na zona leste, em setembro. O atendimento será feito com 35% da capacidade total. Isso significa que serão permitidas 2 (duas) pessoas a cada 2 horas.
As unidades funcionarão de 9h às 15h40, e o uso só será permitido por meio de agendamento prévio feito pela central telefônica SP156.
Por enquanto, as atividades oferecidas serão orientação e desenvolvimento de projetos.
O FAB LAB LIVRE SP é uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos.
Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o FAB LAB LIVRE SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.
Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.
Os FAB LABs LIVRE SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.
Frutos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL), os FAB LABs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.
Discusão sobre post