A “novela” que se tornou a finalização das obras do Corredor Leste-Itaquera, que teve a liberação do seu primeiro trecho, do Corredor Itaquera Cidade-Líder, no dia 3 de outubro deste ano, entre a Avenida Henry Dannemberg e a Praça Francisco Daniel Lopes, está longe de terminar.
Isso porque a licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) após quatro representações apontarem possíveis irregularidades na concorrência, que é de responsabilidade da SPTrans.
O despacho do conselheiro João Antônio foi publicado no dia 28 de outubro, mesma data que estava programada a entrega das propostas. O corredor deveria ter ficado pronto em 2014, mas houve atrasos em licitações e problemas com contratos. No dia 3 de outubro foi anunciada a nova licitação.
“A SPTrans informa que recebeu no fim da tarde de terça-feira (27), o aviso de suspensão e realizará a análise dos apontamentos para responder ao TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo no prazo solicitado. Trata-se de licitação de grande importância para a comunidade local e mobilidade urbana. A SPTrans envidará todos os esforços para retomada do certame.”
Entre as irregularidades apontadas estão as exigências de qualificação técnica que poderiam restringir a competitividade da concorrência. Moveram representações contra a concorrência: CLD – Construtora, Laços Detetores e Eletrônica Ltda., RFL Serviços de Apoio Administrativo Ltda.-ME e André Santana Navarro.
Com 14 km de extensão, o corredor compreende o trecho da Avenida Itaquera, partindo do Terminal Carrão, continuando pela Avenida Líder e voltando para a Avenida Itaquera até a Estação de Transferência da Avenida Jacu-Pêssego.
A obra está no plano de implantação de 72 km de corredores apresentado pela Prefeitura, com previsão de conclusão até 2020.
Discusão sobre post