No dia 25 de maio, ocorreu virtualmente a quinta reunião ordinária do Conselho Participativo Municipal de Itaquera (CPMIQ) deste ano. O encontro contou com a presença de conselheiros, munícipes e, na mediação das pautas e discussões, o coordenador Alessandro de Melo Bezerra, que esteve acompanhado do secretário Gilberto Roque.
O início do encontro foi direcionado para que os conselheiros das comissões de Saúde e Zeladoria apresentassem as demandas e novidades do distrito de Itaquera. Em seguida a plenária foi aberta para os munícipes.
SAÚDE
Entre os assuntos mais abordados entre os representantes das comissões, estava a pandemia da Covid-19. Isso porque, segundo o conselheiro da pasta de Saúde, Lidiomar Barbosa da Silva, os hospitais da região começam a sofrer com a sobrecarga de pacientes acometidos pela doença.
Com isso, o Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio (Nhocuné), que não é referência em Covid-19, já sinalizou por meio do seu diretor, o Dr. Wagner da Cruz Arneiro, que em caso de sintomas menos agudos, a população deve procurar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do distrito.
A Secretaria da Saúde reforçou ainda à reportagem que a pasta segue atendendo a demanda, e que nesta segunda-feira, dia 31 de maio, no Hospital do Nhocuné, por exemplo, dois pacientes aguardavam por transferência.
Ainda sobre a temática Saúde, o conselheiro Fábio Júlio Mota de Oliveira informou que a campanha de vacinação contra a Influenza ocorre normalmente nas escolas da região. Dessa maneira, a medida de realizar a campanha em outro ambiente foi adotada para não atrapalhar o fluxo de vacinação da Covid-19 que acontece nas UBS.
ZELADORIA
O coordenador do CPMIQ, Alessandro Bezerra, também foi bastante questionado sobre a plataforma 156, no que diz respeito às solicitações de zeladoria. Dessa forma, a conselheira Ana Cris fez apontamentos que revelam a demora no retorno ou respostas ineficientes.
Segundo a moradora de Itaquera, “as equipes já estão bem reduzidas, os serviços de zeladoria estão bem precários, e as solicitações via 156 não são atendidas.”
Munícipes que participaram da reunião cobraram do Conselho uma posição com relação a endereços que necessitam de manutenção. Como exemplo, a Rua Antônio Crespo, que segundo os moradores, precisa de reforma do calçamento e sarjeta. Entretanto, os pedidos realizados junto à subprefeitura até o momento não foram atendidos e o retorno do 156 é de “solicitação indeferida”.
AVENIDA DO CONTORNO
No segundo período da reunião, as atenções foram voltadas às demandas e desconfortos dos munícipes. A Avenida do Contorno, próximo ao Shopping Itaquera, foi motivo de grande discussão e debate.
De acordo com os moradores, o endereço encontra-se há pelo menos quatro meses com graves problemas de mobilidades. Buracos na via, ação ilegal de ambulantes atrapalhando o tráfego e a ausência de fiscalização, foram alguns dos problemas apontados no debate.
Além disso, as denúncias de assalto à mão armada e o risco à vida dos pedestres na Avenida Líder, na altura do antigo canteiro de obras do corredor de ônibus, também foram trazidas para a plenária.
De acordo com o coordenador do Conselho, todas as devolutivas serão enviadas aos órgãos competentes e as respostas, apresentadas na próxima reunião.
O QUE DIZ A SUBPREFEITURA ITAQUERA
Em nota a administração regional informou que dispõe atualmente de 9 equipes de zeladoria, sendo: 2 equipes de poda de árvores, 3 de corte de grama, 2 de limpeza de córrego e galerias e 2 equipes de logradouros. Disse também que as demandas de tapa-buraco são atendidas pelo departamento de Obras da Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB.
Sobre a Rua Antônio Crespo, o que era de competência da subprefeitura já foi executado. Além disso, a área que resta fazer o passeio, pertence à CDHU.
Com relação à Avenida do Contorno, alça de acesso ao Terminal de Metrô Itaquera, a demanda de tapa-buraco já foi atendida. No entanto, para coibir o comércio ilegal de ambulantes ações de fiscalização são realizadas com regularidade.
“O Portal 156 é uma plataforma que recebe e gerencia as demandas de zeladoria recebidas pelos munícipes eletronicamente e por ordem de data de entrada. Em seguida, encaminha às secretarias responsáveis, entre elas a da subprefeituras. Sobre o suposto não atendimento, é importante avaliar individualmente cada protocolo para entender o que aconteceu.”
SERVIÇO
As reuniões do Conselho Participativo Municipal de Itaquera acontecem na última terça-feira de cada mês. Durante a pandemia, os encontros permanecem em regime virtual.
Para participar, baixe o aplicativo e acesse o link nas redes sociais da Subprefeitura Itaquera, alguns dias antes do encontro. A próxima reunião ordinária acontecerá no dia 29 de junho, às 19h30, por meio da plataforma Teams.
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