De forma tardia a Prefeitura volta a anunciar um novo planejamento de obras de combate às enchentes. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb), os projetos abrangem a construção de 15 piscinões. Os equipamentos representam um investimento de R$ 755 milhões em obras de drenagem. Conforme a Siurb, mais de três milhões de moradores serão beneficiados pelos novos reservatórios que, juntos, podem armazenar até 1,6 milhão de metros cúbicos de água (volume equivalente a mais de 655 piscinas olímpicas).
Na Zona Leste fazem parte da proposta a construção de três reservatórios. O piscinão do Córrego Jacupeval será construído na Rua Guapara, o do Córrego Machados está previsto para a Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, enquanto a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello irá receber o reservatório do Córrego da Mooca. Na região, o começo das intervenções está previsto para ocorrer entre o fim de 2022 e o início de 2023.
Na Zona Norte, três piscinões serão construídos na bacia do Córrego Tremembé, nas ruas Manuel Gaya, Ushikichi Kamiya e Avenida Luis Carlos Gentile de Laet. Já no Ribeirão Perus, a secretaria projeta quatro novos reservatórios, porém a localização dos equipamentos está em fase de definição. Há também a previsão para a implantação do reservatório R6 do Córrego Tremembé, na Rua Ushikichi Kamiya.
Na Zona Sul, o Córrego Zavuvus receberá dois reservatórios, sendo um na Avenida Yervant Kissajikian e outro na Rua Hermenegildo Martini. Para o Córrego Cordeiro, um novo piscinão será implantado na Avenida Vicente Rao e, para o Córrego Freitas, o novo reservatório será construído na Rua Flor de Natal.
A região do Estádio do Morumbi, que há muitos anos sofre com recorrentes cheias no período chuvoso, também passará a contar com um piscinão. Construído para receber as águas do Córrego Antonico, o equipamento está projetado para a área localizada entre as avenidas Jorge João Saad e Giovanni Gronchi, na Zona Oeste.
Obras
No primeiro semestre de 2022, as obras de três piscinões deverão ter início para o reservatório do Córrego Freitas, com capacidade para armazenar até 49 mil metros cúbicos de água, e os reservatórios R2 e R4 do Córrego Tremembé, com capacidade para armazenar 15,5 mil e 15,7 mil metros cúbicos de água, respectivamente.
Já no segundo semestre do próximo ano, a Siurb dará início às obras de mais três novos equipamentos, sendo: reservatórios RZ-02 e RZ-03 do Córrego Zavuvus, com capacidade para armazenar 130 mil e 110 mil metros cúbicos de água, respectivamente; e piscinão do Córrego Machados, que poderá receber até 132 mil metros cúbicos de água. Ou seja, a ZL ficará com o que sobrar dos investimentos.
CHUVAS DE VERÃO
Segundo a Siurb, o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) 2021/2022 iniciou sua fase operacional no início de novembro, sob coordenação da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e apoio técnico e operacional da Coordenação Municipal de Defesa Civil.
Discusão sobre post