Quem for ao Museu da Imigração poderá acompanhar a exposição temporária “Mulheres em Movimento”. Desenvolvida pela equipe de pesquisa após um período de análise e estudo sobre a temática, a mostra parte das experiências das mulheres no que diz respeito à Hospedaria de Imigrantes do Brás e ao Museu, além, também, de um contexto mais amplo da história de São Paulo desde o final do século 19.
Por meio de três módulos, os visitantes terão a oportunidade de compreender mais a fundo a realidade das mulheres nas migrações, descobrindo informações relevantes sobre o seu apagamento e as consequências de uma documentação, em sua maioria, masculina.
MUITAS HISTÓRIAS
A curadoria, localizada no térreo, conta com cartas de chamada, dados, fotografias, objetos da coleção museológica e trechos de depoimentos de história oral. Os conteúdos apresentados envolvem as experiências daquelas que passaram e trabalharam na Hospedaria, o dia a dia na cidade e no campo e as peças relacionadas ao cotidiano.
Os espaços expositivos também destacam a relação com a escrita e os ofícios no passado, assim como a presença e atuação dessas personagens no cenário contemporâneo. Para isso, as suas vozes e vivências ecoam pelo ambiente.
TRABALHADORAS
De acordo com os organizadores, na busca por vozes femininas encontrou-se muita potência, mas muitos silêncios. A ideia é apresentar alguns vislumbres dessas mulheres: que se despediram, que se partiram, que sentiram saudades, que mudaram de rumo e destino, que construíram e reconstruíram seus mundos particulares e mais tantas partes do mundo compartilhado. Operárias, donas de casa, lavadeiras, passadeiras, agricultoras, enfermeiras, escritoras, secretárias, parteiras, governantas e tantas outras se revelam na mostra, protagonistas da história das migrações no Brasil, bem como de suas próprias vidas. Mais informações no telefone 2692-1866 ou e-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br. O museu fica próximo da estação Bresser-Mooca do Metrô.
Discusão sobre post