Projeto aplica recuperação para alunos com defasagem

A SME desenvolveu o projeto “Conhecer Mais”, para apoiar as aprendizagens

A Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o “Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens” para todos os estudantes da rede municipal. Os alunos que apresentarem maior defasagem poderão participar da recuperação paralela, com aulas semanais complementares de 4 a 10 horas, ministradas no contraturno.
Paralelamente, todos os estudantes da rede municipal terão acesso à recuperação contínua no período regular das aulas. Ela se dará nos três ciclos (alfabetização, interdisciplinar e autoral), em todos os componentes curriculares. Para língua portuguesa e matemática, a SME desenvolveu os cadernos do projeto “Conhecer Mais”, material pedagógico produzido a partir da priorização curricular para apoiar as aprendizagens neste período.
A medida prevê assegurar que todos tenham condições favoráveis para aprender, tendo em vista que o período de afastamento das aulas presenciais por conta da pandemia trouxe prejuízos para a aprendizagem. O projeto ainda pretende contribuir com a meta 22 do Plano Municipal da Educação, que prevê alfabetizar as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Os estudantes com mais dificuldades diagnosticadas nas avaliações externas e internas, vulnerabilidade social, baixa ou sem frequência escolar em 2021, poderão ser encaminhados para a recuperação paralela pela equipe escolar no conselho de classe, ao final de cada semestre letivo. Haverá um trabalho específico para cada um dos ciclos.
A estimativa é de que em torno de 45% dos estudantes dos ciclos interdisciplinar e autoral, que fizeram a “Prova São Paulo”, sejam atendidos nessas atividades no contraturno.
No ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a recuperação será focada em língua portuguesa, com 4 horas aulas semanais, além do período regular. Já a partir do primeiro semestre serão atendidos os estudantes do 2º e 3º anos com mais dificuldades. No segundo semestre do ano, também passam a participar da recuperação, as crianças do 1º ano, que necessitarem de apoio no processo de alfabetização.
No ciclo interdisciplinar, do 4º ao 6º ano do ensino fundamental, os estudantes serão atendidos em 4 horas aulas semanais pelo “Projeto de Apoio Pedagógico” (PAP) nos componentes de língua portuguesa e matemática. Também poderá ser ofertado a este ciclo, a recuperação em língua portuguesa, caso haja na unidade escolar estudantes que não se apropriaram da base alfabética de escrita.

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