O Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, (próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô), realiza o encontro “Museu vai à escola”. Com inscrições abertas até o próximo dia 30, a proposta do MI é a de expandir sua presença para além de seus muros. Além disso, aproximar-se do cotidiano das escolas, qualificando as visitas educativas. Desde 2017, o museu realiza diversas ações trabalhando temas como direitos humanos, colecionismo e patrimônio por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas ao equipamento cultural.
Este ano, o MI pretende aumentar a abrangência das atividades realizadas no âmbito do programa público escolar, através do projeto “Museu vai à escola”. O programa prevê o desenvolvimento de ações em escolas, seguindo os eixos conceituais da instituição. Sobretudo, alguns de seus temas transversais, como diversidade cultural, relações étnico-raciais e direitos humanos.
Nesse sentido, com o propósito de democratizar o processo seletivo das instituições de ensino, está disponível um edital destinado exclusivamente às turmas do Ciclo Fundamental II de escolas das redes municipal e estadual. O edital de participação pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3KchMuT. Já a ficha de inscrição, por meio do link: https://bit.ly/3r1mFiM. E o ofício através do: https://bit.ly/3x7kTk3.
SEMANA PABLO PICASSO
Mudando de assunto, entre os dias 27 de abril e 3 de maio, será realizada a “Semana Gernika Viva”. Em referência aos 85 anos do bombardeio da cidade basca de Gernika e da criação de Pablo Picasso, a instituição receberá os painéis expositivos “Sementes da Paz: Gernika 85 anos”. Por meio de uma linha cronológica, o projeto demonstra como esse ataque ocasionou uma forte reação mundial ao bombardeio nazifascista e como a guerra impulsionou a migração de bascos ao Brasil. A exposição pode ser vista de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas (funcionamento do MI). É necessário apresentar o comprovante de vacinação (digital ou físico), na bilheteria, para realizar o passeio. A documentação também é exigida para as crianças de 5 anos ou mais. Seguindo as orientações oficiais do governo do Estado, não é mais obrigatória a utilização de máscaras na instituição. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo: https://bit.ly/3ubODKD. Mais informações no 2692-1866 ou e-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br.
Discusão sobre post