Secretaria apresenta cursos de tecnologia e programação

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

O setor de tecnologia e desenvolvimento de sites e ferramentas digitais está em ascensão na cidade. De acordo com dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, serão necessários quase 800 mil profissionais na área de TIC nos próximos cinco anos na capital, uma média de 157 mil empregos por ano.
Observando a oportunidade de mercado e de geração de novos empregos, a Prefeitura, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está oferecendo cursos nas áreas de desenvolvimento de websites, UI/UX, criação de aplicativos e inglês instrumental para tecnologia. As inscrições estão disponíveis no portal do Cate – www.cate.prefeitura.sp.gov.br.
“A pandemia e o isolamento social evidenciaram a necessidade das empresas de terem bons técnicos e agentes nos departamentos de tecnologia e desenvolvimento”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Ao todo, são seis opções de cursos realizados em parceria com a instituição de ensino Cel.Lep, que é responsável pela metodologia e aplicação das aulas. São eles: Desenvolvimento de Websites – Backend; Desenvolvimento de Aplicativo – Android Kotlin, UI/UX e Protótipos – Aplicativos, Desenvolvimento de Websites – Frontend, UI/UX e Protótipos – Websites e Inglês instrumental para tecnologia.
O conteúdo das aulas será baseado na criação de projetos e protótipos, de maneira que o aluno aprenda o conteúdo na prática. Já a turma de inglês instrumental abordará termos e expressões usadas com frequência no idioma, facilitando o entendimento dos alunos na hora de programar. Todas as opções totalizam 32 horas de curso, que podem ser feitas em cinco opções de período: o superintensivo: 8 aulas de 4 horas, em 2 semanas, o sábado integral: 4 aulas de 8 horas, em 1 mês, o intensivo: 3 aulas de 2 horas por semana, o extensivo: 2 aulas de 2 horas por semana e o sábado manhã: 1 aula de 2 horas por mês.
O projeto disponibiliza 40 vagas para os cursos realizados no módulo superintensivo, enquanto nos módulos intensivo e extensivo terão grupos de 20 participantes. Há a previsão de novas turmas futuras no mesmo formato, para isso, será criada uma lista de espera dos interessados.
Para participar, o usuário deverá, obrigatoriamente, dispor de conexão com a internet, computador ou notebook e 20 GB de espaço livre em disco. Todas as especificações podem ser consultadas no portal do Cate. As inscrições estão disponíveis no endereço www.bit.ly/cursostecnologiacate, com previsão de início de aulas no próximo dia 9. Período: até o próximo dia 18. Inscrições: www.bit.ly/cursostecnologiacate

Sair da versão mobile