Você tem mania de doença?

Hidratação e exercícios físicos estão na lista dos bons hábitos

Hidratação e exercícios físicos estão na lista dos bons hábitos

Certamente, você conhece alguém que possui um medo constante e irracional de ter ou de vir a ter uma doença grave. Qualquer alteração fisiológica incomoda esse indivíduo, pois, tudo o que ele sente, remete a alguma doença em seu imaginário.
São pessoas classificadas, no dito popular, como hipocondríacas. Esta condição é relativamente conhecida. Os pacientes que sofrem deste mal estão sempre tentando encontrar alguma doença em seu corpo.
O transtorno hipocondríaco ou transtorno de ansiedade de doença, como também é chamado, é uma neurose de doenças. A pessoa doente possui uma sensibilidade exacerbada do próprio corpo. Mas, não se engane, a hipocondria não é uma brincadeira. É um transtorno sério que necessita de tratamento e que pode afetar homens e mulheres.
Sintomas comuns e sem muita relevância são interpretados pelos pacientes como sinais de que algo grave, potencialmente fatal ou degenerativo os acomete. A pessoa que sofre com essa condição tende a não se sentir confortável socializando com outras. Um ambiente no qual as coisas não estão sob seu controle pode incomodar. E para não ficar se preocupando com isto o indivíduo volta a sua atenção para si mesmo. E todas as alterações fisiológicas lhe são mais perceptíveis. É uma espécie de tentativa de desvio de foco inconsciente.
Podemos citar alguns exemplos dessa estratégia psicológica que leva ao transtorno de ansiedade de doença: uma dor no peito, ocasionada pela presença de gases contidos na caixa torácica, por exemplo, pode ser rapidamente relacionada a um ataque cardíaco, ou uma simples dor de cabeça vista como um indício de tumor cerebral. Para uma pessoa considerada normal (que não se foca nas doenças) estes detalhes passariam despercebidos. Mas para um potencial hipocondríaco não. Os sintomas existem, mas são amplificados e de forma inadequada se faz a interpretação.

Sair da versão mobile