Os frequentes roubos e furtos na região central do comércio de Itaquera levou a iniciativa, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera (CDL Itaquera), que conta com apoio do Conseg Itaquera a lançar o projeto Vizinhança Solidária CDLI, composto pela distribuição de placas no comércio local e grupo de WhatsApp com a participação das forças de segurança.
Agora este processo ganha um grande aliado, através de câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos.
No início deste mês, o presidente da CDL Itaquera, Roger Fildimaque, esteve acompanhado de sua diretoria na sede da Subprefeitura Itaquera, para assinar o termo e retirada de equipamentos do projeto municipal City Câmeras.
“Esta é uma grande conquista para o comércio central de Itaquera, devido as câmeras, serem integradas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Também se estuda integrações com a 1ª Cia. do 39 BPM/M da Polícia Militar”. destacou Roger. O presidente da CDL Itaquera aproveitou para agradecer em nome de todos os associados e diretores da CDL Itaquera o apoio da subprefeita de Itaquera, Silvia Regina, e da Coordenadora do Governo Local, Aline Kohler e relatou a importância da união da sociedade civil organizada com o poder público e forças de segurança para buscar e debater soluções para problemas gerais de segurança.
O que é o City Câmeras?
O Projeto City Câmeras, lançado em julho de 2017 pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Inovação e Tecnologia em parceria com a sociedade civil, visa inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população por meio da instalação de mais de 10 mil câmeras, em São Paulo. O programa é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, além de auxiliar na manutenção do espaço público. O modelo operacional do sistema de vigilância funciona de forma integrada, de modo que as imagens são transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil) por um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.
O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, são utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais.
Discusão sobre post