Distrital Tatuapé da ACSP faz homenagens a personalidades

Evento lembrou a história do bairro e destacou pessoas que fizeram e fazem a diferença

A Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo organizou uma noite de homenagens na última quinta-feira, dia 20. Dentre as celebrações, houve o relançamento do livro “História do Tatuapé”, do escritor e historiador Pedro Abarca, de 91 anos. Na oportunidade, a ACSP – Tatuapé também comemorou o Dia do Professor, convidando escolas da região e profissionais da educação que fizeram a diferença em suas atividades. Cada estabelecimento recebeu um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados ao bairro e também um exemplar do livro.
O encontro contou, ainda, com uma palestra do historiador que falou um pouco sobre a realidade do Tatuapé por volta da década de 1950. Segundo ele, a região era formada por chácaras que produziam verduras, legumes, frutas e outras plantas. Quem vivia no bairro tinha o hábito de comprar nos portões das propriedades. Até aí, nada de anormal. O problema mesmo estava no uso da matéria orgânica que adubava as plantações. “Conforme Abarca, carroções com o lixo da Prefeitura eram despejados na frente das chácaras. No entanto, os restos ficavam dias sem ser recolhidos e apodreciam. Com isso, a quantidade de moscas nas casas do entorno era impressionante”, lembrou.
Sobre o transporte, o escritor relatou que o bonde passava apenas na Avenida Celso Garcia, em direção à Praça da Sé. “Como não tinha médicos, os farmacêuticos cuidavam da nossa saúde. Como os remédios eram caros, alguns produziam os próprios compostos com ervas. Depois deles, as conhecidas benzedeiras também ajudavam em alguns tratamentos”, explicou Abarca.
Ainda tratando da importância histórica do desenvolvimento do Tatuapé, a Distrital da ACSP destacou o empresário Antonio Giaquinto. Primeiro diretor superintendente e fundador da entidade no bairro, em 25 de novembro de 1991, Giaquinto foi homenageado ao ter o seu nome perpetuado com uma placa no auditório da instituição. De acordo com o diretor superintendente atual, Edson Roberto Grandesso, Giaquinto foi um desbravador. “Atuante na Distrital Penha, ele conseguiu cooptar um grupo de empresários que aceitou o fato de que o Tatuapé teria condições de acolher uma Distrital da ACSP. Assim, após muita luta, já são 31 anos no bairro”, frisou Grandesso. Além do livro “História do Tatuapé” quem quiser adquirir este e outros títulos podem registrar o pedido no site www.abarcasite.com.br. Interessados em conhecer os serviços oferecidos pela Associação Comercial podem ir pessoalmente ao Largo do Bom Parto, 163, ligar para os telefones 3180-3455, 3180-3456 e 97764-5883 ou enviar e-mail para dtatuape@acsp.com.br.

Sair da versão mobile