Não reclame de tudo

Por Ana Zattar - graduada em ed. física e pós-graduada em gestão e lider educacional

Você sente vontade de mudar seu estilo de vida e não sabe nem por onde começar? Rotina, estresse, excesso de trabalho, ansiedade, falta de momentos para cuidar de si, muitas vezes acabam se tornando companheiros dos nossos dias, e nós, por vezes, acabamos achando normal viver dentro desse turbilhão. A velocidade dos acontecimentos nos cegam e faz parecer que a vida é mesmo assim, uma correria, como costumamos responder aos que perguntam como estamos. Que tal assumir um compromisso e se desafiar dia após dia experimentando mudanças que envolvam uma ação de cada vez?
Vamos lá
Procure não reclamar de nada, mas absolutamente nada, nem do tempo, se está muito frio ou muito quente, se está chovendo ou mudou repentinamente. Às vezes reclamamos no piloto automático, para puxar assunto no elevador, na fila da padaria, quando na verdade nem estamos tão incomodados assim – é uma reclamação socializadora. Que tal escolher um outro assunto para socializar?
Estreite seus laços com a natureza. Aproxime-se da natureza realizando pelo menos uma ação concreta, como por exemplo, andar descalço na grama, agrade um cachorro, aprecie um pôr do sol ou ainda, se tiver oportunidade, tome o melhor banho de mar da sua vida. Esteja inteiro nesse momento e guarde a energia que ele nos presenteia.
Substitua, em seu local de trabalho, os copinhos plásticos por uma caneca ou copo reutilizável. Se você ainda não tem o seu, escolha um bem bonito e use para tudo: água, café, chá, sucos ou refri. Com essa atitude, cada um deixará de utilizar em média 700 copinhos plásticos por ano. Aprenda pelo menos uma palavra nova e incorpore-a em seu vocabulário. Conheça um programa de trabalho voluntário e pondere a possibilidade de participar de um.
Recuse sacolas plásticas, canudos ou qualquer item que não seja assim tão necessário. Saia de casa com sua ecobag na bolsa ou no carro e com aqueles canudos de inox, bambu ou silicone que talvez você já tenha até comprado, mas sempre esquece de usar. Ouça uma música que traga boas recordações. Ouça mil vezes essa música. Ou outra música. Inunde-se de boas lembranças e se souber, faça uma playlist! Experimente uma comida diferente. Permita-se novos sabores. Vá por outros caminhos: prove um prato vegetariano ou vegano, uma fruta que nunca se atreveu a saborear, um suco, ou algo tradicional que todo mundo come menos você!
Valorize o hábito da leitura! Conte para alguém sobre o livro que você está lendo, ou caso não esteja lendo nenhum, escolha um e mãos à obra. Deleite-se no universo da leitura! Doe produtos, roupas e calçados que você não usa mais. Pesquise onde com amigos ou busque na internet a melhor opção. Faça a energia circular!
Delete fotos, vídeos, arquivos de seu computador ou celular (aqueles que não têm mais serventia e que estão lá só ocupando espaço). Fique com aquilo que te serve. Lembre-se da sua caixa de e-mail também.

Sair da versão mobile