Virada Sustentável chega na última semana

Nos dias 19 e 20, o FEIRA - Festival de Ideias e Realidades em Agroecologia: Protagonismo Feminino no Sesc Itaquera

No dia 20, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o Teatro Sérgio Cardoso, às 18h, será palco do show de Larissa Luz

No dia 20, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o Teatro Sérgio Cardoso, às 18h, será palco do show de Larissa Luz

A Virada Sustentável chega a sua última semana com atividades plurais para chamar a atenção do público sobre consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, por meio de exposições, shows, oficinas e instalações espalhadas pela capital paulista. Com mais de 700 atividades, o festival ocorre até 23 de novembro.

Ao longo da semana, o público pode aproveitar a Virada Sustentável, visitando as novas exposições que chegaram na programação. Inédita em São Paulo, a Exposição Cubos ODS é uma mostra tridimensional composta por 17 obras gigantes realizadas por 17 artistas sobre os 17 ODS elencados pela ONU.

Esta iniciativa ocupa o Parque Benemérito José Brás até segunda, dia 21. Além da exposição, a ação ganha um apelo ainda maior quando induz o público a refletir sobre essas metas e objetivos globais, por meio de rodas de conversa com a especialista e ativista Fernanda Cabral nos dias 18 e 19 de novembro.

Outra opção é a Exposição Animofras, assinada pela artista israelense Ofra Grinfeder, que apresenta 80 obras metálicas representando animais da fauna brasileira e do imaginário da artista. Esta mostra fica em cartaz na Alameda das Artes, do Complexo B32 até maio de 2023.

Para ressaltar a importância das plantas no cotidiano das pessoas, o Museu das Favelas promove três atividades para o público da Virada Sustentável entre os dias 16 e 18 de novembro. Na oficina de desenho livre, as pessoas são convidadas a observar a paisagem do entorno. Já a partir de uma mediação sobre a importância das questões ambientais, o público pode participar da oficina de frotagem. Para finalizar este ciclo de atividades, o espaço organiza visitas agendadas para o percurso Sabedoria das Folhas.

No fim de semana, a programação está bem diversificada. No sábado, dia 19, às 9h, o Parque Linear Bruno Covas recebe a apresentação do grupo Jazz na Kombi. Neste mesmo dia, a partir das 9h, o Espaço Eywa promove o retiro urbano Personare, com meditação, yoga, aromaterapia, dentre outras atividades, ministradas por especialistas.

No dia 20, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o Teatro Sérgio Cardoso, às 18h, será palco do show de Larissa Luz acompanhada de Anelis Assumpção, artistas de expressão no atual cenário da música popular brasileira e da música preta contemporânea. E ainda em celebração à cultura preta do país, o público poderá curtir, no mesmo local, às 20h, a apresentação do show Atendendo a Pedidos, da atriz e cantora Zezé Motta.

Também acontece nos dias 19 e 20, o FEIRA – Festival de Ideias e Realidades em Agroecologia: Protagonismo Feminino no Sesc Itaquera. Neste evento, o público pode acessar produtos agroecológicos e aprender mais sobre a realidade de produtores agrícolas, alimentação saudável e ativismo ambiental.

Ao longo desta semana, em unidades do Centro Educacional Unificado – CEUSs – e das Unidades Básicas de Saúde – UBSs – de várias regiões da cidade serão realizadas atividades para incentivar a população a participar de encontros em que serão tratadas as questões abordadas no festival de maneira lúdica e colaborativa.

Cada CEU e UBS participantes receberão uma programação diferenciada pensada exclusivamente para as pessoas que moram em seu entorno. Dentre as iniciativas previstas estão: implantação de horta sustentável, plantio de mudas, artesanato, oficinas e atividades artísticas.

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Senac Jabaquara promove o I Fórum de Sustentabilidade. Em formato híbrido e inspirado nos 17 ODS da ONU, o evento reúne representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor em conversas sobre práticas de governança ambiental, social e corporativa.

Show Larissa Luz com Anelis Assumpção
Apresentação em celebração ao Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro, no Teatro Sérgio Cardoso.

Classificação: Livre

Dia: 20/11 Horário: 18h

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP

Mais informações no site

Show Zezé Motta

Apresentação do show Atendendo à Pedidos em celebração ao Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro, no Teatro Sérgio Cardoso.

Classificação: Livre

Dia: 20/11 Horário: 20h

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP

Mais informações no site

Jazz na Kombi Apresenta

Serão tocados os repertórios dos shows Vinicius Chagas 4tet , Atrio Jazz e Joy Sales

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 9h

Local: Parque Linear Bruno Covas

Av. Magalhães De Castro, R. Pedro Avancine – Jardim Panorama

Exposição Animofras, assinada por OfraGrinfeder

Marcando a estreia da Alameda das Artes do Complexo B32, a artista israelense OfraGrinfeder apresenta 80 obras em metal instaladas na alvenaria, representando animais da fauna brasileira e do imaginário da artista.

Dia: 11/11 a 5/5

Local: Alameda das Artes

Entre a Rua Leopoldo Couto Magalhães e Rua Fernandes de Abreu

Mais informações no site

“Earth we are and shall return” – Terra somos e à terra voltaremos

Realizado pela artista colombiana Ingrid Cuestas, este trabalho multimídia trata da importância vital de priorizar a soberania alimentar para desenvolver um sistema sustentável e viver em harmonia com a natureza. É uma provocação sinestésica sobre o nosso impacto ecológico e um apelo à cura da nossa sociedade atual para manter a vida no planeta.

Classificação: Somente para maiores de 13 anos, e menores de 18 anos, acompanhados pelos responsáveis.

Dia: 02 a 19/11 Horário: seg-sex 14:00 às 16:00 (última entrada às 15:45h) | Sáb 10:30 às 13:30h (última entrada às 13:15h)

Local: Goethe-Institut Brasilien

Biblioteca – Rua Lisboa, 974

Mais informações no site

Exposição CONSCIÊNCIA, Ivan Ciro Palomino
Exposição do ilustrador peruano Ivan Ciro Palomino, na Estação Trianon Masp do

Metrô, sobre mudanças climáticas, liberdade de expressão e educação. Os desenhos feitos pelo artista mostram as consequências econômicas, sociais e ambientais resultantes da ação do homem sobre o planeta. A exposição é uma realização do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio), o Metrô de São Paulo e a Virada Sustentável.

Ivan Ciro Palomino, artista gráfico visual, foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) ao vencer o concurso “Posters pela paz (2016)” e “17 objetivos para transformar nosso (2017)”, respectivamente.

Classificação: Livre

Dia: 03/11 a 11/12

Local: Estação Trianon Masp

Mais informações no site

Exposição Cubos ODS

Pela primeira vez, a cidade de São Paulo recebe a mostra tridimensional sobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criados pela ONU, nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, entre outros. Serão instalados no Parque Benemérito José Brás, na zona leste da cidade, 17 cubos gigantes representando cada um dos ODS, que servem de canvas para exibição de arte e informações sobre os objetivos. Foram convidados 17 artistas atuantes na cena de arte paulista, para somar nesta atividade.
Classificação: Livre

Dia: 16 a 21/11

Local: Parque Benemérito José Brás

  1. Piratininga, 365 – Brás

Pure Gold Instructables

Instructables: 15 vídeos simples e não verbais em formato de stop-motion que convidam o espectador a aprender e ganhar uma nova perspectiva sobre materiais residuais. O conteúdo foi realizado durante o workshop Pure Gold — Instructables, realizado em parceria com IFA, Instituto Tomie Ohtake e o Goethe-Institut São Paulo, que teve como objetivo criar um repositório de saber sobre técnicas do movimento upcycling, ou seja, a reutilização criativa. Este movimento entende que resíduos e produtos descartados são vistos como recursos valiosos que podem obter um ciclo de vida futura por meio de transformações criativas.

Conteúdo online disponível em período integral.

Classificação: Livre

Dia: 03/11 a 23/11

Local: Online

Mais informações no site

AR-te Ocupação Urbana – “Neblina”

Alex Senna, um dos maiores expoentes do movimento de intervenções urbanas, com obras espalhadas por 25 países estampa a sua obra “Neblina” (dimensões: 9m x 3m, técnica: grafite) nos muros da Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro, em Guarulhos, na região metropolitana.

“Neblina” é um retrato de nosso tempo, na qual nuvens “nebulosas” pairam sobre a civilização, trazendo para os dias de hoje o que era visto como um futuro distante, apocalíptico e irrespirável, dominado pelo plástico e contaminado pelos agentes químicos provenientes das indústrias e do descaso com o meio ambiente. O uso elegante das sombras e do preto e branco guiam o observador por um mundo cheio de simbolismos e retratos emocionais, que visam conscientizar sobre um perigo que já habita nossa rotina: o envenenamento do ar e seus desdobramentos terríveis junto a toda forma de vida na Terra.

Classificação: Livre

Dia: 28/10 a 23/11 Horário: 6h às 22h

Local: Escola Estadual Dom Paulo Loureiro

Avenida Domingos Fanganiello, 251 – Vila Melliani, São Paulo – SP

Mais informações no site

AR-te Ocupação Urbana – “Nuvem”

No Parque Linear Bruno Covas, o público poderá conferir a instalação “Nuvem”, criada por Pedro Varella (dimensões: 5m x 2m; técnica: pintura acrílica sobre madeira certificada). A obra retrata uma espécie de paisagem constituída por fragmentos em formas de nuvens ou figuras abstratas, contendo cada uma delas pinturas variadas de cenas da vida atual, com o uso de muitos tons de azul que remetem, principalmente, à água e ao ar. “Nuvem” tenta quebrar com a ideia de paisagem com uma única perspectiva, e traz para o espectador uma paisagem fragmentada, que assume formas, histórias diversas e instiga o espectador a pensar na preservação, principalmente, em relação aos mares e ao ar.

Classificação: Livre

Dia: 28/10 a 23/11 Horário: 6h às 18h

Local: Parque Linear Bruno Covas

Rua Pedro Avancine, s/n – Jardim Panorama, São Paulo – SP

Mais informações no site

AR-te Ocupação Urbana – “Uma Combustão de muitos corpos”

“Uma Combustão de muitos corpos” (dimensões: 3m x 2m x 60cm; técnica: pintura acrílica sobre madeira certificada) é a obra de Priscila Barbosa instalada no Parque da Água Branca. Em seus trabalhos, a artista abre espaço para as lutas sociais, a fantasia, os corpos de mulheres e de seres deixados à margem da história.

Nessa instalação feita no formato de uma caixa de fósforos gigante, Priscila ressignifica esse objeto associado à cozinha e a sua dualidade, como algo que pode ser utilizado como ferramenta de insubordinação e confronto, mas que também serve ao preparo dos alimentos, ou até para iniciar o incêndio em uma floresta. No centro da imagem está uma mulher indígena, inspirada nas Potiguaras Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim (RN), que tem entre os cabelos a ave “aratinga jandaia”, já extinta naquela região. No verso da obra a mesma ave parece renascer e se projeta sobre o losango da bandeira brasileira.

Classificação: Livre

Dia: 28/10 a 23/11 Horário: 6h às 20h

Local: Parque Água Branca

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP

Mais informações no site

AR-te Ocupação Urbana – “Amazônia, Lago Janauari, Árvore Samaúma”

“Amazônia, Lago Janauari, Árvore Samaúma” é o trabalho da artista Flávia Junqueira, em exposição na Casa das Rosas (dimensões: 2,90 cm x 3m; técnica: impressão em lona fixada em estrutura de madeira). A artista usa a fotografia encenada em espaços arquitetônicos ou abertos para criar atmosferas de sonho e fantasia. A própria teatralidade existente nos espaços vira elementos pictóricos que contrastam com cores fortes que ajudam a compor sua narrativa.

Em sua intervenção para o AR-te, Flávia apresenta uma contraposição sobre o que é natural e o que é urbano e exibe a foto de uma árvore Samaúma, rodeada por uma instalação de balões coloridos. A árvore amazônica, conhecida como “mãe da floresta”, pode chegar a 100m e ejeta na atmosfera cerca de 2.000 litros de água por dia, tendo papel protagonista na formação dos rios voadores, responsável por grande parte das chuvas nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

Classificação: Livre

Dia: 28/10 a 23/11 Horário: 7h às 22h

Local: Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Mais informações no site

AR-te Ocupação Urbana – “Natureza Interrompida”

Sem informação*

Classificação: Livre

Dia: 28/10 a 23/11 Horário: 7h às 19h

Local: Parque Burle Marx

Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Parque do Morumbi, São Paulo – SP

Mais informações no site

Charge na Virada

Ação de ocupação artística online (redes sociais) do cartunista Caco Galhardo, acompanhados de textos do jornalista Matthew Shirts, membros do projeto Fervura no Clima. As temáticas são relacionadas à questão do aquecimento global e suas consequências.

Conteúdo disponível em período integral durante todo o mês de novembro.

Classificação: Livre

Dia: 03/11 a 23/11 Horário: 6h às 00h

Local: Portal Sesc

Mais informações no site

“Ocupação Sustentável”

Ocupação Sustentável: práticas artístico-ambientais” é um projeto que ocupa permanentemente a Unidade Oficina Cultural Alfredo Volpi, em Itaquera, e tem como objetivo uma introdução aos conceitos e práticas da permacultura, hortas comunitárias e urbanas. O projeto ocupa os jardins da Unidade.

A nossa “Ocupação Sustentável: práticas artístico-ambientais” é uma atividade da educadora Natali Conceição.

Dia: 05/11 a 23/11 Horário: 10h às 13h

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo – SP

Mais informações no site

Visitas agendadas para o percurso Sabedoria das Folhas – Virada Sustentável

Percurso guiado pelo Jardim do Museu das Favelas, apresentando ao público as diversas relações que as plantas presentes no jardim podem estabelecer com comunidades pobres, negras e indígenas, a partir do manuseio de elementos como folhas, tintas e cores que estabelecem relações com elementos próprios da natureza.

Dia 18/11

Horário: 10h

Classificação: livre

Local: Museu das Favelas

Avenida Rio Branco, 1269 Campos Elíseos – São Paulo

Mais informações no site

Oficina de Desenho Livre – Virada Sustentável

A oficina de desenho livre consiste na observação da paisagem e na sua reprodução em papel, estimulando o olhar das pessoas sobre seu entorno e sobre o espaço por onde transitam, proporcionando um processo livre de criação e de interação a partir dos interesses e das subjetividades dos participantes.

Dia: 16 a 18 de novembro

Horário: 11h

Classificação: livre

Local: Museu das Favelas

Avenida Rio Branco, 1269 Campos Elíseos – São Paulo

Mais informações no site

Oficina de Frotagem – Virada Sustentável

A partir de uma mediação sobre a importância das questões ambientais

e de sustentabilidade, a oficina consiste em coletar folhas no jardim do museu, com a finalidade de friccioná-las sobre uma outra superfície, na qual suas formas e formato serão reproduzidos.

Dia: 16 a 18 de novembro

Classificação: livre

Horário: 15h

Local: Museu das Favelas

Avenida Rio Branco, 1269 Campos Elíseos – São Paulo

Mais informações no site

Workshop com Processo de Criação de um Espaço Sustentável de Tradição Caipira

Os participantes irão desenvolver de maneira artesanal um Espaço Sustentável de Tradição Caipira para uso coletivo do público com técnicas práticas de Artes e Ofício. Forno de barro, pia ecológica, telhado verde e fogão a lenha são itens esperados nesta composição para fortalecer o empreendedorismo na culinária.

Dias: 17 e 18 de novembro

Horário: 14h30 – 17h30

Local: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Rua Joaquim Pimentel, 200 Vila Brasilândia – São Paulo

Mais informações no site

Clube do Livro – Biblioteca São Paulo

Encontro do Clube do Livro da Biblioteca São Paulo sobre o livro Estrela sem Deus, de Jeferson Tenório. Em parceria com a Cia. das Letras.

Para se inscrever nesta atividade, clique aqui.

Dia: 18/11

Horário: 15h às 18h

Local: Biblioteca São Paulo

Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 Santana – São Paulo

Mais informações no site

Bendito Mercado – Feira de Consumo Consciente

O Bendito tem como propósito ser um agente catalizador de relações mais justas e prósperas, propagando a ideia do consumir de maneira responsável. São dezenas de marcas e artistas, de diversos segmentos:cosméticos, moda, acessórios e joalheria, design e decor, produtos e terapias holísticas, produtos ecológicos, mercearia e gastronomia.

Dia: 19/11 Horário: 11h às 19h.

Local: Feira de Consumo Consciente – Bendito Mercado

Rua Sousa Lima Barra Funda – São Paulo

Mais informações no site

Ecourbis – Visita: Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde – UTRSS

Dia: 18/11

Horário:10h às 13h

Local: Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviço de Saúde – UTRSS

Rua Ioneji Matsubayashi, 345 Colônia (Zona Leste) – São Paulo

Mais informações no site

Coleta de Eletrônicos – em parceria com Green Eletron e Coopermiti

Pontos de coleta de eletrônicos nas estações:

Jabaquara; Tucuruvi; Palmeiras – Barra Funda; Sé; República; Tatuapé; Vila Prudente; Paraíso; Clínicas; São Mateus.

Dia: 17/10 a 18/11

Local: Metrô

Mais informações no site

Palestra A Água Escondida

Ministrada pela hidrogeóloga Tatïana Tāvāres, a atividade integra um breve exercício de respiração seguido por uma breve meditação e uma palestra sobre água subterrânea, sua importância no mundo e no Brasil, bem como ferramentas de proteção e gestão, seguida de um tempo para perguntas e troca de ideias.

Classificação: Livre

Dia: 20/11 Horário: 16:00 às 17:00

Local: Espaço Rasa

Rua Girassol 107 Vila Madalena, São Paulo – SP

Mais informações no site
Programação Bem-Estar

O espaço Eywa promove encontros e rodas de conversa sobre a sustentabilidade do ser humano, caminhos de cura e espiritualidade.

Dia: 16 e 17/11 Horário: a partir das 13h30

Local: Espaço Eywa

Rua Augusta, 200 – Consolação, São Paulo – SP

Mais informações no site

Retiro Urbano Personare

9h às 9h45 – Meditação guiada de limpeza energética. Com Carolina Senna

10h às 11h – Yoga para se abrir ao novo em 2023. Com Karime Neder e Fabiano Benassi

11h15 às 12h – Tarot para 2023: Como usar o arcano do ano ao seu favor. Com Melissa Mell

13h30 às 14h30 – Aromaterapia para cuidar das emoções. Com Solange Lima

14h45 às 15h45 – Constelação Familiar – Quebre padrões antigos antes do ano novo. Com Isabela Borges

16h às 17h – Terapia Vibracional para despertar a coragem e a sabedoria. Com Simone Kobayashi

17h15 às 18h – Conexão com seus desejos para o próximo ciclo. Com Mari Hein

18h às 18h30 – Encerramento: plantando seus sonhos para 2023. Com Carolina Senna

Dia: 19/11 Horário: 9h às 18h30

Local: Espaço Eywa

Rua Augusta, 200 – Consolação, São Paulo – SP

Mais informações no site

PARQUES

Programação Parque M’Boi Mirim

Dia 16/11- 10h às 11h- História com palhaço

14h às 16h- Apresentação com aula de HIP HOP

Local: Parque M’Boi Mirim

Estrada do M Boi Mirim, 7100 – Parque do Lago, São Paulo – SP

Mais informações no site

Programação Parque Trote Vila Guilherme

Dia 16/11- 10h– Fisioterapia Infantil e Aula de Zumba

14h– Plantio de Feijão e Palestra sobre Compostagem

Dia 18/11- 10h– Fisioterapia para Adultos e caminhada na trilha dos sentidos

11h– Palestra sobre Compostagem

Dia 19/11- 10h– Aula de ginástica/ alongamento

Local:Parque Trote Vila Guilherme

Avenida Nadir Dias de Figueiredo – s/n – Portão 1 Vila Maria Baixa – São Paulo

Mais informações no site

Programação Parque Severo Gomes

Dia 17/11- 14h– Oficina Ecológica

Local: Parque Severo Gomes

Rua Pires de Oliveira, 356 – Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo – SP

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação Parque Lions Clube Tucuruvi

Dia 18/11- 14h- Palestra sobre o sistema de tratamento de água e Palestra sobre desmatamento e queimadas

Local: Parque Lions Clube Tucuruvi

Rua Padre Leopoldo Brentano, 9 Barro Branco (Zona Norte) – São Paulo

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação Parque Pinheirinho D’água

Dia 18/11- 10h- Plantio de mudas

Parque Pinheirinho D’água

Estrada das Taipas – s/n Jardim Alvina – São Paulo

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação Parque Aclimação

Dia: 18/11- 9h30- Atividade Caça aos Tesouros da Natureza

Local: Parque Aclimação

Rua Muniz de Sousa, 1119 Aclimação – São Paulo

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação Parque Alfredo Volpi

Dia 19/11- 11h- Oficina de terrário fechado “Meu mini mundo”

Local: Parque Alfredo Volpi

Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – São Paulo

Mais informações no site

Programação Parque Municipal Cemucam

Dia 19/11- 9h- Prática de terapia Florestal (Shinrin Yoku) e Práticas integrativas em saúde Movimento PICS (Lian Gong e Meditação)

18h30– Trilha Noturna de 4km e 8km e Palestra da Polícia Militar Ambiental

Dia 20/11- 9h às 11h- Circuitos estações com atividades de educação física em parceria com academia — Bem Bolado.

10h às 16h- Oficina de bonecas Abayomi

10h às 12h- Show musical com alunos de escolas públicas da região próximo ao parque.

(O dia todo) Exposição de obras de arte

Local: Parque Cemucam

Rua Mesopotâmia, s/n – Jardim Passárgada I, São Paulo

Mais informações no site

Programação Parque do Chuvisco

Dias 14 a 20/11- Exposição de trabalhos de alunos das escolas da região relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, para visitação pública (Galpão)

Dia 19/11- 9h às 14h- Plantio e horta comunitária em frente à brinquedoteca; Contação de história e apresentações musicais com foco nas questões ambientais e humanitárias (Arena)

Local: Parque do Chuvisco

Rua Alsácia, 792

Jardim Aeroporto – São Paulo

Mais informações no site

Parque Chácara do Jockey

Dia 20/11- 10h30- Contação de histórias e oficinas de Bonecas Abayomi

Local: Parque Chácara do Jockey

Avenida Professor Francisco Morato, 5300 – Vila Sônia, São Paulo – SP

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação Parque Paraisópolis Lorival Clemente da Silva

Dia 20/11- 14h às 15h– Plantio de mudas

Local: Parque Paraisópolis

Rua Silveira Sampaio, 720 – Fazenda Morumbi, São Paulo – SP

Mais informações no site

Programação Parque Linear da Integração Zilda Arns Neumann

Dia 20/11- 9h30 às 13h30- Oficina de bombas de sementes

Local: Parque Linear da Integração Zilda Arns Neumann

Rua Manuel Quirino de Mattos, 1895 – Jardim Sapopemba, São Paulo

Mais informações no site

Programação Parque do Povo

Dia 20/11- 10h às 18h- Apresentação grupo de Jazz e nos intervalos terá tendas com gincanas sobre sustentabilidade

Local: Parque do Povo

Avenida Henrique Chamma, 420 Chácara Itaim – São Paulo

Mais informações no site

Programação Parque Linear da Consciência Negra

Dia 20/11 – 14h Palestra sobre a importância da Palmeira Juçara com oficineiros Grupo da Mata

Local: Parque Linear da Consciência Negra

Rua José Francisco Brandão, 320 Cidade Tiradentes – São Paulo

Mais informações no site

Roda de conversa Uma Praça e a Água e lançamento das ilustrações

Durante o encontro serão apresentadas as ilustrações feitas pelo facilitador gráfico Marcio Reiff na primeira ação na praça Júlio Cesar Vanini, conduzida por Guilherme Castagna, que aconteceu em 25 de agosto deste ano. O tema abordado foi a água, já que no local existe uma nascente. A atividade é uma parceria entre Kika Yang, da iniciativa City makers, rede transcultural e transdisciplinar de criadores de mudanças em busca de caminhos alternativos para cidades habitáveis, e o Goethe-Institut São Paulo.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 10:00 às 12:00

Local: Praça Júlio Cesar Vanini

Praça Júlio Cesar Vanini, Vila Mariana – Quadra esportiva

Mais informações no site
UBS

Programação UBS Cidade Ipava

Dia 16/11 – 8h – Oficina Desenvolvimento de Habilidades Sociais 15h – Oficina Desenvolvimento de Habilidades Sociais

Local: UBS CIDADE IPAVA

Avenida Taquandava, 31 – Cidade Ipava, São Paulo – SP

Mais informações no site

Programação UBS Jardim Guarujá

Dia 17/11- 10h30- Horta e alimentação Saudável

Dia 21/11 – 9h- Gerenciamento de resíduos sólidos – Palestra e implantação de coleta seletiva

13h30- Gerenciamento de resíduos sólidos – Palestra e implantação de coleta seletiva

Local: UBS Jardim Guarujá

Rua João de Almada, 25 – Parque Independência, São Paulo – SP

Mais informações no site

Programação UBS JARDIM HERCULANO

Dia 17/11 -14h – Oficina Arte, Cultura e Saúde Mental para Adolescentes

Local: UBS JARDIM HERCULANO

Rua Ignácio Limas, 11 – Jardim Herculano, São Paulo – SP

Duração: 1 hora

Mais informações no site

Programação UBS Chácara Santa Maria

Dia 18/11- 09h – Menos lixo – Atividade de plantio de mudas ornamentais

Dia 23/11- 09h- Trilha agro – Implantação de uma horta urbana

Local: UBS Chácara Santa Maria

Rua Ciclades, 250 – Jardim Guarujá – São Paulo

Mais informações no site

Programação UBS Alto da Riviera

Dia 18/11- 10h- Todos por um mundo consciente

Local: UBS Alto da Riviera

Avenida Professor Mário Mazagão, 194 Alto da Riviera – São Paulo

Mais informações no site

Programação AMA/UBS Parque Novo Santo Amaro

Dia 18/11- 10h- Feira de trocas

Local: AMA/UBS INTEGRADA PARQUE NOVO SANTO AMARO

  1. Porta do Prado, 18 – Parque Novo Santo Amaro, São Paulo, 18

Parque Novo Santo Amaro – São Paulo

Mais informações no site

Programação UBS Jardim Eledy

Dia 20/11 – 9h – Oficina Arte, Cultura e Saúde Mental para Adolescentes

Oficina de Incentivo à Cultura e Saúde – CEJAM Vitalidade

15h – Oficina Arte, Cultura e Saúde Mental para Crianças

Oficina de Incentivo à Cultura e Saúde – CEJAM Vitalidade

Local: UBS Jardim Eledy

Rua Sebastião Advíncula da Cunha, 470 Jardim Eledy – São Paulo

Mais informações no site

CEU
Programação CEU Alto Alegre

Formigas de Embaúba: Plantio de árvores – Dia 01/11 a 30/11

Local: CEU Alto Alegre

Mais informações no site

Programação CEU Butantã

Publicações nas redes sociais e folders físicos sobre ações sustentáveis – Dia 01 a 30/11 – Instagram, Facebook e Folders Físicos

Local: CEU Butantã

Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda, São Paulo

Mais informações no site

Programação CEU Guarapiranga

Vídeo – Dias 01/11 a 30/11 – Biblioteca

Local: CEU Guarapiranga

Estrada da Baronesa, 2031 – Parque Bologne, São Paulo

Mais informações no site

Programação CEU Jardim Paulistano

Publicação nas redes Sociais – Dias 01/11 a 30/11 – Instagram, Facebook e Status Whatsapp

Flyer Informativo – Dias 01/11 a 30/11 – Biblioteca e Uab Uniceu

Local: CEU Jardim Paulistano

Rua Aparecida do Taboado, s/n – Jardim Paulistano (Zona Norte), São Paulo

Mais informações no site

Programação CEU Navegantes

Dia 18/11 das 10h às 11h – Horta

Local: CEU Navegantes

Rua Maria Moassab Barbour – Cantinho do Céu, São Paulo

Mais informações no site

Programação CEU Paz

De 01/11 a 30/11 das 10h às 17h – Ação: Coleta de tampinhas Pet SolidáriaFoyer

De 01/11 a 30/11 das 10h às 17h – Ação: coleta de “Lacre Solidário”

Local: CEU Paz

Mais informações no site

Sesc

Feira de Troca de Brinquedos

A Cia. Eureka promove um encontro para a troca ou doação de brinquedos em bom estado. Para participar da feira, é necessário trazer brinquedos para troca.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 13:00 às 15:00

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Oficina de pacotes com materiais reutilizados e carimbos

A atividade propõe o reuso de materiais para embalar pacotes em geral.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 13:00 às 16:00

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Mais informações no site

Pronto -socorro de Brinquedos

A Cia. Eureka proporciona a um brinquedo quebrado a oportunidade de ganhar vida nova. Limitado a dois brinquedos por criança.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 13:00 às 15:00

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Mais informações no site

Feira de Troca de Livros

A feira realizada pela Livraria Simples é um espaço de intercâmbio e sensibilização para experiências literárias, fazendo resistência à dinâmica de mercado orientada pelo ciclo de consumo e descarte. A feira é um convite a repensar o significado do livro e o impacto dos hábitos de consumo e leitura.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 13:00 às 16:00

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Revoada Cantante – Contação de história

A atividade realizada pela companhia Passarinho Cantou traz a história de Vovó Naná, conhecida pela floresta em Garrafas e Latinhas que ela cultiva em casa. Por confiarem nos saberes de sua avó, Fauna e Manacá pediram dicas de como melhorar a qualidade da vida na Terra.

Classificação: Livre

Dia: 19/11 Horário: 16:00 às 17:00

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Mais informações no site

Vou de Bike na Virada Sustentável

Como parte da programação da Virada Sustentável, o Sesc Ipiranga convida para uma Pedalada até o Sesc Santo Amaro, onde está em cartaz a exposição Rios DesCobertos – dos Jerivás aos Pinheiros.
O trajeto de ida e volta tem aproximadamente 35 km e será realizado em ritmo lento.
São recomendados: o uso de capacete, bicicleta com a revisão em dia, levar uma câmara de pneu reserva e garrafa de água. Concentração às 9h em frente ao Sesc Ipiranga

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia: 20/11 Horário: 09:30 às 13:30

Local: Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822

Mais informações no site

Cine Debate: A praia do fim do mundo

Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos (88 min., 2021). De Petrus Cariry, diretor de seis longas-metragens. A trilogia “O Grão” (2007), “Mãe e Filha” (2011) e “Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois” (2015) ganhou em conjunto mais de 100 prêmios em festivais de cinemas nacionais e internacionais.

Classificação: 16 anos

Dia: 19/11 Horário: 15:00 às 18:00

Local: SESC CPF

Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – 4° andar – Bela Vista

Mais informações no site

FEIRA – Festival de Ideias e Realidades em Agroecologia: Protagonismo Feminino

Nesta edição, o destaque será o protagonismo feminino na agroecologia. Espaço utilizado por diferentes grupos que trabalham com agroecologia para expor seus produtos. Além de ter acesso à produção de alimentos agroecológicos ou em transição agroecológica, o público tem a possibilidade de aprender mais sobre a agricultura, alimentação saudável e ativismo ambiental, além de conhecer um pouco mais da realidade das produtoras e produtores agrícolas. Participantes: Associação de Agricultoras/es da Zona Leste, Mulheres do GAU, Heborá, RAPPA – Rede de Agricultoras Paulistanas Periféricas Agroecológicas, Grupo da Mata e Rede de Cultura Popular da Cohab 2

Dias:19 e 20 de novembro Horário: 10h às 15h

Local: Sesc Itaquera

Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Parque do Carmo – São Paulo

Mais informações no site

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Curso sobre áreas naturais protegidas: saúde e natureza

O curso aborda os impactos do contato com a natureza, ou da ausência desta relação, para o bem-estar e a qualidade de vida. Uma realização do Sesc São Paulo em parceria com a Universidade do Estado do Colorado (CSU) e apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, da Fundação Florestal e da Confederação Nacional das RPPNs.

Cronograma:

16/11 – Gerindo espaços naturais para promoção do bem-estar
17/11 – Perspectivas para o Futuro

Classificação: 16 anos

Dia: 16 e 17/11 Horário: 19:00 às 21:30

Local: Zoom

Mais informações no site

Roda de conversa sobre o Desmatamento na Amazônia 

Alunos da FMU se reunirão, via youtube, para debater sobre o desmatamento na Amazônia, com a interação do público. A ação é promovida pelo Núcleo Ambiental do Capítulo da SPE / FMU

Classificação: Livre

Dia: 17/11 Horário: 18:00 às 19:00

Local: Online

Apresentação de estudo de caso: Caracterização dos principais contaminantes ambientais presentes nas áreas administradas pela Subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme – SP

Palestra expositiva, online, sobre o estudo de caso envolvendo problemas ambientais recorrentes em grandes áreas urbanas e os problemas de saúde ocasionados por poluentes e mau uso da terra. Ação promovida pelo Núcleo Ambiental do Capítulo da SPE / FMU

Classificação: Livre

Dia: 18/11 Horário: 18:00 às 19:00

Local: Online
I Fórum de Sustentabilidade – Senac Jabaquara

Palestras e rodas de conversa temáticas sobre inovação e sustentabilidade. Entre os dias 22 e 23 de novembro, profissionais, empresas, empreendedores, ongs, startups, estudantes e a comunidade escolar poderá participar do evento virtual com o tema inspirado nos ODS da ONU e em práticas de governança ambiental, social e corporativa.

Classificação: Livre

Dia: 22 e 23/11

Local: Online e presencial no Senac Jabaquara

Av do Café, 298 Jabaquara – São Paulo

Sair da versão mobile