SP é a melhor cidade para abrir negócios de comércio e imóveis

Os sinais positivos podem ter como exemplo o saldo do número de vagas abertas

A retomada econômica pós-pandemia já é realidade na cidade. Essa constatação foi confirmada pelo ranking “Melhores Cidades para Fazer Negócios” elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. São Paulo ocupa o primeiro lugar nos mercados de comércio e serviços, a segunda colocação no setor de educação e terceiro lugar na área de serviços.
O levantamento é feito anualmente e apresenta a visão das melhores cidades para investir em diferentes segmentos de negócios. Nesta edição, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas (educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária). As análises abordaram a infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, a Prefeitura tem inúmeros produtos e serviços destinados aos empreendedores que são realizados por diversos órgãos e empresas públicas. “Hoje contamos com o portal de negócios (www.negocios.prefeitura.sp.gov.br), que vem para unificar a informação e ser a janela única do empreendedor na cidade, o que facilita não somente a geração de renda local, como atrai novos investimentos e fortalece os mais diversos setores que escolheram São Paulo para estabelecer seu negócio”, afirma.
COMÉRCIO
Os sinais positivos da economia paulistana podem ter como exemplo o saldo do número de vagas abertas. No setor de comércio, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, foram criados 17 mil empregos até outubro deste ano. Esse resultado é significativo porque foi uma das áreas mais afetadas pela crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Conforme as últimas estatísticas, o mercado consumidor paulistano é de cerca de 13 milhões de pessoas das mais diversas faixas de renda. Isso sem contar os turistas e empresários de outras cidades e Estados que buscam o comércio da cidade para fazer o estoque no seu negócio local.
IMOBILIÁRIA
A capital tem cerca de 30% de todo o mercado imobiliário do Brasil. Segundo o vice-presidente do Secovi, Cláudio Bernardes “o que leva a essa condição de liderança de São Paulo é a atratividade do mercado: uma cidade estruturada, pujante economicamente, onde existe mercado e uma legislação que possibilitou que a gente desempenhasse o atendimento da demanda para imóveis no município”, explicou.

Sair da versão mobile