Centro Dia para Idosos chega na Cidade Tiradentes

O espaço é destinado aos idosos que estão em situação de vulnerabilidade social e necessitam de cuidados

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o Centro Dia do Idoso (CDI) “Kimani Maruge”, na Cidade Tiradentes. Este é o primeiro CDI da Zona Leste e tem capacidade para atender 30 idosos.

O CDI Kimani Maruge é um espaço destinado aos idosos que estão em situação de vulnerabilidade social e necessitam de cuidados. O equipamento oferece atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando ou estudando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa. O familiar deixa o idoso pela manhã e depois busca no final da tarde.

SERVIÇOS OFERECIDOS

No equipamento são oferecidas refeições, atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria. Os idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar constituída por nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, enfermeiro e equipe técnica especializada.

O secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr. fez o descerramento da placa. “Que esse seja um espaço em que se garanta direitos, dignidade e valor. Coisas que são fundamentais nessa etapa de vida, de quem já contribuiu tanto com a história e ainda tem mais a contribuir”, disse.

Para Francisco de Assis Leite, 74 anos, a gratidão ao espaço é algo que ele carrega no coração. “Sou muita grato por esse serviço e por todo o atendimento que temos aqui, ele é fantástico”, completou. O valor da verba repassada mensalmente pela Prefeitura para manutenção e operacionalização do CDI é de R$ 102.860,71.

Sair da versão mobile