• Edições Virtuais
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
domingo, 13 de julho de 2025
13 °c
Sao Paulo
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Bairros
    • Aricanduva e Região
    • Cid. Tiradentes e Região
    • Ermelino Matarazzo e Região
    • Guaianases e Região
    • Itaquera e Região
    • Itaim Paulista e Região
    • Mooca e Região
    • Penha e Região
    • São Mateus e Região
    • São Miguel Paulista e Região
    • Tatuapé e Região
    • Vila Prudente e Região
  • Notícias
    • Esportes
    • Obras Públicas
    • Opinião
    • Perfil
    • Poder Público
    • Saúde
    • Segurança
    • Transporte Público
    • Um mundo bem melhor
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Fala, ZL!
  • Guia Gastronômico
  • Agenda
  • História
  • TV Desenvolve
  • Colunas
    • Artigos
    • Coluna Direito
    • Coluna Sebrae
    • Coluna Senac
    • Coluna OAB
    • Marketing
  • Veja +
    • Beleza & Saúde
    • Construção e Reforma
    • Cotidiano
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Economia
    • Educação
    • Mulher
    • Mundo Pet
    • Receitas
    • Tecnologia
    • Veículos
    • Vitrine
  • Edições Virtuais
Desenvolve Leste
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Opinião

Andar de bicicleta

17 de março de 2023
emOpinião
Reading Time: 2 mins read
AA
Ciclistas não setem segurança na Rua Tomazzo Ferrara

Ciclistas não setem segurança na Rua Tomazzo Ferrara

FacebookTwitterWhatsapp

Matérias Relacionadas

Entre o discurso e a prática: O desmonte ético do parlamentarismo real

Entre o discurso e a prática: O desmonte ético do parlamentarismo real

1 mês atrás
Chega! Vamos desistir?

Chega! Vamos desistir?

4 meses atrás
Carregar mais

Andar de bicicleta na cidade, disputando espaço com motos, carros, ônibus e caminhões, ainda parece arriscado ou muito perigoso para a maioria dos moradores. Em função disso, a Prefeitura decidiu ampliar o número de ciclofaixas e ciclorrotas em vários bairros para que os ciclistas pudessem utilizar suas bikes não só para o lazer, mas também como alternativa de transporte entre a residência e um modal de integração, como terminais de ônibus e estações de trem e Metrô.
O objetivo é fazer com que as pessoas se exercitem e utilizem mais o transporte público, ao invés de tirar os carros das garagens. A medida, teoricamente, tornaria a cidade menos violenta, principalmente em relação ao trânsito. Além disso, promoveria uma revolução educacional, de cultura e de hábitos. Todo o projeto e as discussões em torno do uso das bikes já duram anos e, mesmo assim, ainda não se vê uma ocupação progressiva das bicicletas nas ruas e avenidas.
Pelo visto, faltam ações efetivas e o desrespeito só aumenta. A verdade é que a cidade estagnou nesse sentido. A maioria dos ciclistas permanece nas ciclovias, que são espaços confinados. As ciclofaixas e ciclorrotas ficam praticamente vazias. Primeiro por serem invadidas pelos condutores de veículos. Depois pelo fato de não haver campanhas educacionais. O poder público dá a entender que basta criar o equipamento e todo o resto se resolve sozinho.
O tempo passa e a cidade continua privilegiando o transporte individual. Os roteiros para as bicicletas são falhos e, muitas vezes, inoperantes, apesar da incessante luta de grupos que defendem a utilização das bikes não só para lazer. Por outro lado, será que os fabricantes das “magrelas” ou “camelos”, como se diz na gíria, recebem algum tipo de benefício em impostos? Será que a Secretaria de Mobilidade tem ideia do valor de determinadas bicicletas? Algumas pessoas precisam contratar empresas de seguro para o caso de furtos ou roubos.
Ou seja, para se criar uma cidade mais humana existe a necessidade de se pensar em todos os detalhes. Os caminhos direcionados às bikes estão com a manutenção em dia? Os locais possuem placas de sinalização, os pisos estão pintados e a iluminação pública está de acordo com as exigências de uma mobilidade segura?
Tudo isso e outras condições de segurança devem prevalecer dentro de um contexto de trânsito. Se isso não for possível, a ideia de querer propagar uma metrópole acolhedora, moderna e digital vai por água abaixo. Por mais que a Prefeitura divulgue essa realidade para outros estados e países, como forma de atrair investimentos, quando as pessoas interessadas chegarem à cidade vão descobrir a verdade.
O modelo de transporte com o uso de bikes pode ser uma realidade para o futuro, pois hoje ela é questionável do ponto de vista qualitativo e de defesa à vida dos ciclistas.

Discusão sobre post

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    PUBLICIDADE

    VEJA TAMBÉM

    Subprefeito recebe lideranças

    Subprefeito recebe lideranças

    2 anos atrás
    Instituto Viver Melhor

    Entenda porque comer frutas em jejum pode ser a melhor escolha

    8 anos atrás
    Aparelhos Fixo e Móvel

    Aparelhos Fixo e Móvel

    8 anos atrás
    Daiane - Senac Itaquera

    É hora de pensar em como recomeçar

    3 anos atrás
    Nada encontrado
    Ver todos os resultados
    PUBLICIDADE

    AS + LIDAS

    • Linha 2-Verde do Metrô: obra entre Vila Prudente e Penha será retomada

      Linha 2-Verde do Metrô: obra entre Vila Prudente e Penha será retomada

      5 compartilhamentos
      Compartilhar 5 Tweet 0
    • UPA Carrão “Masataka Ota” é inaugurada

      0 compartilhamentos
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Vila Carrão é considerado um dos melhores bairros para morar na Zona Leste

      0 compartilhamentos
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Carnaval na Zona Leste

      0 compartilhamentos
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • Grupo São Cristóvão chega a Itaquera

      0 compartilhamentos
      Compartilhar 0 Tweet 0
    • UPA Carrão está prevista para agosto

      0 compartilhamentos
      Compartilhar 0 Tweet 0

    O Grupo Desenvolve Leste valoriza a região que mais se desenvolve na cidade de São Paulo.

    Siga-nos também nas redes sociais:

    DESENVOLVE LESTE
    Rua Lopes Moreira, 79 - Tatuapé
    (11) 3136-2564 (Redação)
    (11) 96347-5300 (Comercial)

    Entre e participe do grupo do Desenvolve Leste e faça parte ativamente de questões da região.

    Apoiadores:

    • Edições Virtuais
    • Anuncie
    • Contato
    • Política de Privacidade

    © 2020 - 2022 | Agência RP7 | Desenvolve Leste

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In

    Add New Playlist

    Nada encontrado
    Ver todos os resultados
    • Bairros
      • Aricanduva e Região
      • Cid. Tiradentes e Região
      • Ermelino Matarazzo e Região
      • Guaianases e Região
      • Itaquera e Região
      • Itaim Paulista e Região
      • Mooca e Região
      • Penha e Região
      • São Mateus e Região
      • São Miguel Paulista e Região
      • Tatuapé e Região
      • Vila Prudente e Região
    • Notícias
      • Esportes
      • Obras Públicas
      • Opinião
      • Perfil
      • Poder Público
      • Saúde
      • Segurança
      • Transporte Público
      • Um mundo bem melhor
      • Trânsito / Viário
      • Zeladoria
    • Fala, ZL!
    • Guia Gastronômico
    • Agenda
    • História
    • TV Desenvolve
    • Colunas
      • Artigos
      • Coluna Direito
      • Coluna Sebrae
      • Coluna Senac
      • Coluna OAB
      • Marketing
    • Veja +
      • Beleza & Saúde
      • Construção e Reforma
      • Cotidiano
      • Cultura
      • Meio Ambiente
      • Economia
      • Educação
      • Mulher
      • Mundo Pet
      • Receitas
      • Tecnologia
      • Veículos
      • Vitrine
    • Edições Virtuais

    © 2020 - 2022 | Agência RP7 | Desenvolve Leste

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
    WhatsApp chat