A gripe é causada nos seres humanos por diferentes tipos de vírus Influenza, sendo o A e o B os mais relevantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que todos os anos de 5% a 10% da população mundial seja infectada pelo vírus Influenza. De acordo com a entidade, são notificados anualmente cerca de 1 bilhão de casos da doença, dos quais 3 a 5 milhões são graves, e entre 290.000 e 650.000 evoluem para o óbito.
Pensando nisso, o São Cristóvão Saúde, em parceria com a UVIS – Unidade de Vigilância em Saúde, antecipa, mais uma vez, a “Campanha de Vacinação Contra a Gripe” e convida idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas, de 10 a 12 de abril, a se vacinarem gratuitamente, entre 8h e 13h, no estacionamento do CAAV I – Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I, localizado na Rua Américo Ventura, 25, Mooca.
CONTÁGIO E SINTOMAS
A transmissão do vírus Influenza ocorre a partir do contato com as secreções eliminadas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, podendo também ocorrer de forma indireta, como tocar em superfícies contaminadas e, logo após, levar as mãos à boca, nariz ou olhos. Embora pessoas de todas as idades estejam suscetíveis à gripe, alguns grupos são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade, como é o caso de adultos com mais de 60 anos, além de gestantes, puérperas e crianças com menos de cinco anos.
Diferente dos resfriados, que são causados por outros vírus, a gripe caracteriza-se como uma doença de início súbito, com sintomas como febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaleia e anorexia. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias.
Segundo a instituição, anualmente o São Cristóvão Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a Influenza para oferecer mais proteção e qualidade de vida a centenas de pessoas. “Afinal, a imunização segue como um dos principais meios de prevenção de diversos vírus e bactérias, reduzindo o número de internações e risco de morte.”
Discusão sobre post