A AEC KAUÊ Itaquera está completando 25 anos. “Transformar vidas, transmitir valores, sofrer com a dor do próximo e incansavelmente lutar pelo futuro das crianças são a base de tudo do Projeto Correndo para o Futuro e a AEC KAUÊ”, destaca o idealizador Fran Kauê.
Fundada em 3 de abril de 1998 por Francisco Carlos da Silva, ou apenas Fran, como é conhecido, o ex-atleta universitário teve sua vida transformada através do esporte e hoje procura devolver tudo que recebeu ajudando jovens dentro dos Projetos de Inclusão Social que coordena na AEC Kauê de Itaquera.
Fran acredita que o esporte é um meio de transformação e inclusão para os jovens da periferia. Confira as atividades que são desenvolvidas:
Psicologia do Esporte – o objetivo principal é desenvolver situações que envolvem motivação, personalidade, liderança, dinâmica de grupo e o bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam.
Projeto Contando Histórias e Atividades – ideia da moradora Adriana para fazer com que as crianças tomem gosto pela leitura.
Judô – Caminho Suave – aulas para crianças e jovens onde o principal objetivo é ajudar na formação do caráter e na disciplina dos praticantes.
Artesanato – ensinar técnicas para o desenvolvimento da capacidade artística e gerar oportunidades de ganho financeiro. Público: crianças, jovens e adultos.
Semeando Letras – alfabetização para jovens e adultos não alfabetizados ou analfabetos funcionais. A sala de aula comporta até 15 alunos.
Mexendo o Esqueleto – atividade física para a 3ª Idade para combater o sedentarismo e promover a inclusão da atividade esportiva sem compromisso com auto rendimento, para fazer com que as pessoas desenvolvam o hábito de caminhar, alongar e exercitar-se.
Amigos da Escola – reforço escolar público para crianças e jovens com professores especializados.
Corpo e Saúde – condicionamento físico e saúde para crianças, jovens e adultos. Academia completa com aparelhos de ginástica e musculação.
Janela para o Mundo – inclusão digital para adultos e pessoas da 3ª Idade. Escola de informática com aulas em laboratório de TI que conta com 16 máquinas em rede.
Correndo para o Futuro – inclusão social através do esporte com a prática do pedestrianismo para crianças e jovens com idade entre 3 e 15 anos. Práticas realizadas tanto na Pista Pintada na Rua Nicolino Mastrocola como na Pista de Atletismo recém-inaugurada dentro do Parque Linear Rio Verde Jacu, em Itaquera.
Discusão sobre post