Na semana anterior, os operários executaram o desemboque do túnel de ligação do acesso principal da futura estação Orfanato. Com 60 metros de extensão e área de 33,37 m², é o primeiro túnel concluído nas obras de expansão da Linha 2-Verde.
O acesso foi escavado pelo método NATM, que consiste na escavação em etapas por retroescavadeiras, utilizando concreto projetado como suporte, associado a outros elementos. De acordo com o Metrô, no total, foram retirados 2.015 m³ de terra, utilizados 245 m³ de concreto projetado e 4.617 kg de tela, em um período de 76 dias.
Além deste túnel, está prevista a escavação de outros dois túneis de plataforma e mais um túnel de ligação ao estacionamento de trens. A estação Orfanato ficará a 44 metros de profundidade e deve ser concluída em 2026. A previsão estimada de público é de 3,5 mil pessoas por hora.
A primeira estação da extensão da Linha 2-Verde ficará a cerca de 880 metros da parada Vila Prudente, atual terminal do ramal. Os acessos ficarão na Rua Dr. Sanareli, na esquina com a Rua do Orfanato. A estação terá um prédio técnico externo e três clarabóias circulares que deixarão a luz solar iluminar seu interior. Profunda, a estação terá cinco pisos até suas plataformas laterais. Sua construção está a cargo da Mendes Júnior como parte do Lote 3.
O primeiro projeto desta estação surgiu em meados da década de 2000 como parte do projeto “Rede Distributiva” da Companhia do Metropolitano de São Paulo. No final da década de 2000 o projeto foi modificado, porém manteve a estação Orfanato. Foi aprofundado em 2012, quando foi apresentado ao público. Logo após, o governo do Estado publicou os decretos de desapropriação das áreas necessárias para a construção das estações, incluindo a Orfanato. Divididas em 8 lotes, as obras da expansão foram licitadas em setembro de 2014. A estação Orfanato faz parte do Lote 3 (ao lado da estação Santa Clara e seus respectivos poços de ventilação).
Discusão sobre post