O anuncio do crescimento do PIB do Brasil em 1,9%, camufla a triste realidade de enfraquecimento da economia e das dificuldades que o varejo vem enfrentando neste momento, tão desafiador para consumidores e empreendedores.
Em recente pesquisa do Índice de Atividade Econômica da Stone varejo, foi constatado que as vendas no varejo brasileiro recuaram 7,8% em maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.
A queda no varejo, foi puxada pelos segmentos de vestuário que caiu 16,1% e supermercados e hipermercados que tiveram uma retração de 14,1%, sendo que o único segmento que teve aumento no período foi o farmacêutico com um aumento de 2,6%.
Estes dados são importantes para os pequenos empreendedores, prepararem estratégias para superar os desafios e aproveitar as oportunidades deste momento de retração econômica.
O gestor de varejo deve ter mais atenção aos seus números, estabelecer métricas e processos de controle e ter uma gestão mais eficiente combatendo desperdícios e otimizando sua produtividade.
Outra dica é utilizar a tecnologia como aliada, seja para vender mais ou para aprimorar o seu relacionamento com os clientes. Grande parte dos consumidores, estão com baixo poder de compra, isso faz com que eles pesquisem mais e consequente invistam o seu dinheiro onde realmente vale a pena. O momento pede maior interesse dos empreendedores na busca de capacitação e conhecimento, acreditar que vamos ter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas não é o caminho.
Que possamos seguir com esperança e otimismo; E lembre-se que momentos desafiadores sempre nos premiam com boas oportunidades, se não ganharmos nenhum recurso material, que possamos nos tornar pessoas e profissionais melhores a partir dos desafios.
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