No último dia 8, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, formou mil novos Guardas Municipais da 3ª Classe, que irão compor as turmas 67, 68, 69 e 70 do ano de 2023 da Guarda Civil Metropolitana (GCM), em solenidade no Anhembi.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, as novas contratações foram feitas para reforçar ainda mais a segurança na capital.
“São mais mil guardas civis metropolitanos nas ruas da cidade de São Paulo. Vamos chegar agora próximo de sete mil guardas e outros 500 vão entrar na academia”, destacou. “Além do aumento do efetivo, nós também trocamos todos os veículos, os armamentos e todos os equipamentos da Guarda Civil Metropolitana”, completou.
PROTEÇÃO DE PESSOAS, BENS E INSTALAÇÕES MUNICIPAIS
Desde o dia 10, a cidade já conta com os novos GCMs nas ruas, que estão aptos a exercer suas funções em contribuição na proteção de pessoas, bens, serviços e instalações municipais, além da atuação efetiva na prevenção e redução da violência, da criminalidade e dos desastres naturais na capital.
“As novas contratações representam uma conquista histórica para a Guarda Civil Metropolitana e para a cidade de São Paulo, pois será um reforço muito expressivo nas ações já realizadas pela instituição”, afirmou a secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza.
Do total de formandos, cerca de 400 agentes serão direcionados para região Central da cidade, em reforço às ações que vêm sendo desenvolvidas pela administração municipal.
A contratação dos novos integrantes da Guarda Civil Metropolitana faz parte do Programa de Metas (2021-2024) da Prefeitura de São Paulo, no eixo temático SP Segura e Bem Cuidada (Meta 27), que prevê a contratação de mil novos GCMs.
NOVOS EQUIPAMENTOS
A Prefeitura de São Paulo tem investido em ações como novos projetos, programas e, também, na aquisição e entrega de novos equipamentos para GCM como a renovação da frota de viaturas (271) e motocicletas (116), além da modernização das unidades e novos armamentos. Tais iniciativas visam melhorar o atendimento ao cidadão e, também, a qualificação profissional dos guardas, que constantemente participam de cursos de aperfeiçoamento em diversas categorias.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) ainda comanda a implantação do Programa Smart Sampa, que visa à instalação de 20 mil câmeras na cidade até 2024, em integração com diversos órgãos, como CET, SAMU, Polícia Militar e Civil.
Discusão sobre post