UBS Vila Nova Manchester

Secretaria orienta que marcação presencial ocorra diariamente. Antes de ir até a unidade, é bom confirmar se a mudança já ocorreu. Por Vanessa de Sousa

UBS Vila Nova Manchester, na Praça Haroldo Daltro, 461

UBS Vila Nova Manchester, na Praça Haroldo Daltro, 461

Chegou à redação a reclamação de que na Unidade Básica de Saúde Vila Nova Manchester a demora para conseguir uma vaga com o especialista é grande.  De acordo com as informações, a espera leva mais do que um mês, dependendo do médico.

Além disso, a unidade só recebe as pessoas de forma presencial para fazer a marcação em um dia da semana, ou seja, na sexta-feira. Com isso, a fila começa a se formar por volta das 5h. Além de esperar por muito tempo, muitas destas pessoas, depois de passarem horas na fila, ao chegarem no guichê, recebem a informação de que não há mais agenda aberta com o médico solicitado porque as vagas já foram preenchidas.

Muitos destes pacientes relataram não saberem mexer no aplicativo da Prefeitura Agenda Fácil  para conseguir a vaga ou até mesmo preferem fazer isso pessoalmente.

A reportagem perguntou à Secretaria Municipal da Saúde: por que as marcações presenciais ficam restritas a um único dia?  O que a Prefeitura tem feito para diminuir este tempo de espera para as consultas –  clínico geral é de, no mínimo, 1 mês; já com o ginecologista, por exemplo, é bem mais difícil conseguir.

OUTRA DEMANDA REDE PÚBLICA

DISTRIBUIÇÃO DO REMÉDIO FORMOTEROL + BUDESONIDA 6/200MCG

Outra demanda recebida pela reportagem é com relação à distribuição do remédio FORMOTEROL + BUDESONIDA 6/200MCG.

Ao chegar com uma receita particular para pegar o medicamente, o paciente, que foi em duas unidades na Zona Leste, recebeu a informação de que uma portaria municipal indica que a distribuição deste remédio é apenas para quem apresenta a receita do SUS – Sistema Único de Saúde.

Para fazer a troca da receita, o paciente teria que ir até uma UBS e marcar uma consulta. Só que, para conseguir a vaga na rede pública, a espera pode levar cerca de um mês, se for com o clínico. Se for com o pneumologista, o medicamento prescrito para combater os sintomas de asma pode demorar muito mais.

A reportagem perguntou à secretraia: “Se as pessoas têm o direito adquirido de terem acesso a todos os medicamentos que são disponibilizados nos postos pelo SUS (exceto aqueles que não são comprados pelo Sistema Único de Saúde), isso independente da receita ser, ou não particular, porque há esta portaria? Existem outros remédios que entram nesta mesma condição?

O QUE DISSE A SECRETARIA

Em nota, foi explicado o seguinte:

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o protocolo da pasta preconiza a abertura das agendas diariamente e que, portanto, a direção da UBS Vila Nova Manchester foi reorientada a ofertar  vagas diariamente à população.

Em relação aos profissionais, a pasta destaca que o quadro da unidade está completo. Para a especialidade de ginecologia, são ofertadas 80 vagas semanais. Já para consulta em outras especialidades, a SMS reitera que o agendamento ocorre via Sistema Integrado de Gestão da Assistência em Saúde (Siga), que segue ordem de prioridade clínica e cronológica.
Sobre o medicamento Formoterol + Budesonida, a pasta esclarece que são insumos padronizados na Regulação Nacional de Medicamentos pelo Ministério da Saúde (MS) nas farmácias estaduais. A dispensação é para todos os pacientes que se enquadram nos critérios da Portaria Conjunta nº 14/2021. Os locais para retirada podem ser consultados no link: https://saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/cidadao/acesso-rapido/medicamentos/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/consulta-por-medicamento/cartilhas-medicamentos/129_formoterolbudesonida_asmav18_12_22.pdf
Vale acrescentar que, nas farmácias municipais, o medicamento está disponível para o tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica e asma, conforme Portaria SMS. Nº 2.190/2015.” 

Ainda sobre o Formoterol + Budesonida, a reportagem questionou depois da resposta encaminhada: 

“Ele está disponível nas farmácias estaduais e nas municipais, correto? O que não ficou claro: porque, neste caso, o paciente que chegou na farmácia com uma receita particular, não pode pegar o medicamento e recebeu a informação de que este medicamento só é dispensado para quem tem receita do SUS?
RESPOSTA

“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera que o medicamento Formoterol + Budesonida é padronizado na Relação Nacional de Medicamentos pelo Ministério da Saúde (MS).

Nas farmácias municipais, o medicamento está disponível para o tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas e asma para pacientes da rede pública municipal, conforme Portaria SMS º 2.190/2015.

A pasta orienta àqueles pacientes que possuem prescrição da rede privada, que a dispensação ocorre nas farmácias estaduais.”

Sair da versão mobile