Descarte de lixo: de quem é a culpa?

Segundo a Subprefeitura Itaquera, mais de 570 toneladas de lixo são retiradas todos os dias das ruas, praças e áreas livres

Lixo doméstico misturado a restos de móveis velhos, pneus, galhos de árvores, restos de material de construção e até mesmo restos de animais e de comida.

Poucos itens escapam ao destino de serem jogados em praças, terrenos e demais locais a céu aberto nos distritos de Itaquera, AE Carvalho, Cidade Líder e Parque do Carmo.

“Todos os dias as equipes de zeladoria da Subprefeitura Itaquera retiram mais de quinhentos e setenta toneladas de lixo descartado em locais inapropriados”, revela Rafael Limonta, Subprefeito de Itaquera.

Além dos problemas ambientais, o lixo despejado nas ruas, praças e áreas livres pode trazer sérios problemas à segurança e a saúde, além de ser um dos principais responsáveis pelo entupimento dos sistemas de drenagem e levar a alagamentos.

CONSCIENTIZAÇÃO

Segundo a Subprefeitura Itaquera, atualmente o número de pontos viciados na região é de oitenta e um. “É importante destacar a necessidade da colaboração dos moradores das áreas próximas aos pontos de descarte irregular para evitar o lixo no local, além de ajudarem dando a correta destinação ao seu lixo. Os usuários podem denunciar o descarte irregular por meio do Central 156”, informa Limonta.

RECICLAGEM

Diante da dificuldade em frear a produção e o consumo de bens, as boas e velhas práticas de reciclagem e reutilização permanecem como os meios mais viáveis para impedir o descarte irregular e os estragos que deixam para trás.

“Temos conversando com cooperativas que trabalham com reciclagem para ampliar o volume que hoje é tratado e entender como podemos transformar parte destes resíduos em geração de emprego e renda” revela Limonta.

AÇÕES INTERNAS

Além da proposta de ampliar a destinação de materiais reciclados, a Subprefeitura Itaquera tem realizado ações de conscientização e divulgando os endereços dos ecopontos existentes na região.

“Temos um programa chamado Descarte Correto que nada mais é que um ecoponto móvel instalado em pontos estratégicos para receber inservíveis e orientar a população sobre o descarte correto”, pontua o subprefeito, que recentemente acompanhou um grande mutirão de zeladoria em toda a extensão da Avenida Jacú-Pêssego, de onde foram retiradas mais de 18 toneladas de lixo.

A Subprefeitura Itaquera acredita que, sozinha, por mais esforços e recursos que sejam disponibilizados, não vai conseguir eliminar o descarte irregular. “Essa é uma luta de todos nós” diz Rafael Limonta, que cita como exemplo um caso recorrente da Rua Subragi. Localizada no distrito da Cidade Antônio Estevão de Carvalho, o local é ponto de descarte irregular constante. “A Subprefeitura limpa e em menos de 24 horas o local já esta cheio de lixo novamente”, lamenta o Subprefeito.

O pedido da gestão é de que todos assumam a responsabilidade e se engajem na correta destinação do lixo.

Crédito: Subprefeitura Itaquera

Sair da versão mobile