Na correria do dia a dia, com trabalho, estudos, família, boletos para pagar, etc. vivemos no automático, seguindo nossa rotina sem prestar atenção à nossa saúde, nosso corpo e ao que ele nos comunica. A dor de cabeça que não passa, a insônia, a irritação, o cansaço… Tudo isso pode ser nosso corpo comunicando que precisamos respirar.
Como assim, respirar?!
Quero falar com você sobre o mindfulness, que significa estado mental de atenção plena. É uma prática de autocuidado que consiste em exercícios de respiração que nos fazem parar por instantes e prestar atenção em nós mesmos. Todos nós somos dotados de pensamentos, emoções e vontades. Sentimos o que pensamos e fazemos o que sentimos. Tudo começa na mente e uma mente saudável ajuda a ter um corpo saudável.
Você pode praticar o mindfulness em qualquer momento do seu dia. Pare por alguns minutos em um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente e respire, prestando atenção na respiração. Se sua mente começar a divagar, gentilmente traga sua atenção de volta para a respiração. Você pode usar uma música relaxante se isso te ajudar. Também existem aplicativos que te auxiliam, guiando o exercício até que você construa seu próprio ritmo.
A prática do mindfulness ativa áreas cerebrais importantes, reduzindo a intensidade de emoções como medo e ansiedade. Também ajuda na produção de neurotransmissores que potencializam a sensação de bem-estar, tais como Gaba, conhecido pelo efeito calmante no cérebro, a dopamina, associada ao prazer; serotonina, ligada à regulação do humor; e a endorfina, que tem um efeito analgésico natural no corpo. O mindfulness também reduz os níveis de cortisol, que é o hormônio de controle do estresse. Sua diminuição melhora a qualidade do sono.
A prática do mindfulness pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental e pode ser facilmente incorporada no seu dia a dia.
E aí, vamos respirar?
Discusão sobre post