Depois de mais de 10 anos de espera, problemas administrativos e trechos abandonados, o Corredor Itaquera-Líder é entregue. No total, 12 linhas de ônibus municipais passarão a utilizar o canteiro central das vias, beneficiando mais de 52 mil passageiros diariamente.
Com a implementação do corredor destinado apenas ao transporte público, os usuários conseguirão realizar viagens significativamente mais rápidas, com uma redução de até 16 minutos no tempo de deslocamento.
“Estou muito feliz com essa obra importante do Corredor Itaquera- Líder, com mais de quatro quilômetros de extensão. Depois, o corredor vai interligar o nosso BRT Radial Leste, que já está licitado, com as etapas começando nos próximos dias. Também faremos o BRT Aricanduva. Então, toda uma questão de mobilidade nessa região, com toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam, no transporte coletivo, ter muito mais agilidade, ganhar tempo nas suas viagens e também qualidade”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Outra obra importante para a região foi a requalificação da Praça Francisco Daniel Lopes, que fica na altura da Cohab I – José Anchieta. “Agora temos um espaço para as crianças brincarem, com iluminação e sinalização”.
Antes, o espaço, assim como todo o perímetro, era morivo de muitas reclamações, entre elas, os depósitos clantestinos de lixo e entulho, falta de iluminação e de segurança, principalmente devido ao canteiro de obras que por anos ficou abandonado e teve toda a sua estrutura deteriorada e, depois, levada.
TRAJETO
O percurso tem 4,1 km entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Avenida Aricanduva e beneficiará 52 mil passageiros diariamente. O novo trecho do Corredor Itaquera-Líder conta com oito paradas, todas localizadas no corredor central, atendendo tanto o sentido Itaquera quanto o sentido centro.
De acordo com o presidente da SPTrans, Levi Oliveira, essa obra é muito importante para garantir a mobilidade. “Além de trazer mais segurança nesses deslocamentos e melhorar a qualidade de vida da população”.
Essas novas paradas se somam aos três pontos já entregues no trecho anterior, concluído em 2020, que se estende da Avenida Líder até a Praça Francisco Daniel Lopes, com 2,1 km de extensão.
Com a nova expansão, o corredor Itaquera-Líder chega a 6,2 km e conta com 11 pontos de parada, tornando mais ágil a ligação entre Itaquera e o Terminal Vila Carrão.
ç
Confira as linhas que utilizam o corredor com paradas na faixa central:
- 233A-10 Jd. Helena – Term. Vl. Carrão
- 233C-10 Term. A. E. Carvalho – CERET
- 4001-10 Itaquera – Term. Vl. Carrão
- 4007-10 Cohab Juscelino – Term. Vl. Carrão
- 4036-10 Metrô Itaquera – Term. Vl. Carrão
- 403A-10 CPTM José Bonifácio – Term. Penha
- 407I-10 Conj. Manoel da Nóbrega – Metrô Bresser
- 407I-21 Conj. Manoel da Nóbrega – Metrô Tatuapé
- 407J-10 Jd. Soares – Metrô Tatuapé
- 4314-10 Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II
- 4314-21 Inácio Monteiro – Term. Vl. Carrão
- N405-11 Term. Vl. Carrão – Metrô Itaquera
Saiba mais em:
https://desenvolveitaquera.com.br/2020/10/14/trecho-continua-interditado-na-avenida-lider/
https://desenvolveitaquera.com.br/2020/09/15/corredor-itaquera-cidade-lider/
Discusão sobre post