Aprendizado, oportunidades e boas conexões comerciais. Participar da Colômbia Moda através da Missão Empresarial Internacional Sebrae-SP é algo muito inspirador e valioso.
Costumo dizer que precisamos ter sempre com a gente o espírito do aluno. Ter a humildade de saber ouvir as experiências de outras pessoas nos faz crescer tanto no profissional, como no pessoal.
A Colômbia Moda é considerada a maior feira do segmento. O evento aconteceu na cidade de Medellín e tive a oportunidade de conhecer a história do país, entender a economia e como tudo isso reflete na forma como as pessoas se vestem.
Participei de palestras, inclusive com o Cônsul da Colômbia, Luis Eduardo Garcia Rojas, e de visitas técnicas a várias lojas e fábricas. Entendi que a moda é muito democrática. Cada estilo é contemplado. Além disso, as marcas comunicam muito a questão da sustentabilidade e da funcionalidade.
O setor de moda íntima chamou muito a minha atenção com as linhas funcionais pós-cirúrgicas e de maior valor agregado.
Outro ponto observado no segmento como um todo é a valorização da moda circular, onde as peças são feitas e produzidas para que possam ser repassadas, utilizadas e também vendidas em brechós.
Participar de uma Missão Internacional é muito importante para o empresário. Cada um tem o seu objetivo e sabe qual o principal conhecimento que precisa buscar. Além disso, as conexões são expandidas.
Realizada pelo Sebrae-SP, nosso grupo contou com 20 pessoas que entenderam o processo produtivo daquele país, as tecnologias, os processos, como eles pensam as embalagens, cartões de visitas e, principalmente, como os colombianos utilizam a praticidade para fazer negócio. As maiores fontes de conhecimento estão nas pessoas.
Outro momento importante foi o seminário na Universidade de Medellín, sobre Moda Sustentável, com a Delegação do Sebrae-SP. Todo conhecimento que tivemos acesso vamos adaptar à nossa cultura e também às nossas empresas, melhorando o nosso país.
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