Maternidade Leonor Mendes de Barros completa 80 anos

Com quase 600 mil partos realizados, hospital é referência histórica no Estado

O Hospital Leonor Mendes de Barros fica no bairro do Belém

O Hospital Leonor Mendes de Barros fica no bairro do Belém

O Hospital Maternidade Leonor Mendes Barros, localizado na Avenida Celso Garcia, 2.477, no Belenzinho, comemorou 80 anos de fundação. O local, que chega à marca de 600 mil nascimentos, é
referência em todo o Estado de São Paulo pelo atendimento em saúde da mulher e do recém-nascido.

A comemoração do jubileu foi marcada por um evento oficial com
autoridades, incluindo a inauguração do “Painel Histórico do Leonor”, abertura do novo Centro Obstétrico, além de uma confraternização entre convidados e colaboradores.

Houve ainda uma homenagem a dois dos primeiros bebês nascidos na maternidade, que foram representados pelos senhores Reinaldo Rufini, filho de Siriema de Oliveira Rufini, nascido em 10 de setembro de 1944, e Edson Nizoli, filho de Matilde Barone Nizoli, nascido em 27 de dezembro de 1944.

HISTÓRIA

Inaugurada em 1944 como “Casa Maternal e da Infância Leonor Mendes de Barros”, o nome foi uma homenanagem à primeira dama do Estado de São Paulo, esposa do Governador Ademar de Barros, que ficou conhecida por sua participação atuante em atividades filantrópicas.

A unidade é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e apresenta diferenciais em sua maternidade como centro
de parto normal, acolhimento com classificação de risco, coleta domiciliar de leite humano, visita aberta às parturientes, além do método canguru.

O método se destaca pelo contato 24 horas da puérpera e do recém-nascido prematuro, que no lugar da incubadora preza pelo colo materno na maior parte do tempo, visando melhor aleitamento e, consequentemente, maior ganho de peso para um desenvolvimento mais rápido do bebê.

RECONHECIMENTO

Ao longo dos 80 anos de atuação, a instituição foi reconhecida e premiada pelo atendimento humanizado e assistência às mães carentes.

Para o diretor da unidade, Corintio Mariani Neto, a maternidade representa uma contribuição fundamental para o cuidado e segurança com gestantes e bebês de todo o Estado.

“Os esforços de nossa equipe são constantes para continuarmos a promover um atendimento de qualidade, transmitindo acolhimento e segurança em fases tão importantes da vida da mulher, que é o parto, e do bebê, que é o seu nascimento”, afirma o diretor.

Como principais avanços e conquistas, a unidade se destaca por algumas ações:
● Título de Hospital Amigo da Criança.
Em 2000, a unidade recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança” da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério da Saúde. A premiação é concedida a hospitais que cumprem uma lista de exigências para promover a amamentação, incluindo os “dez passos para o sucesso do aleitamento materno”.
● Certificado de Maternidade Segura.
Em 2001, a unidade recebeu o Certificado de “Maternidade Segura” da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), do Ministério da
Saúde e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pela qualidade da assistência obstétrica prestada pela instituição.
● Prêmio João Yunes pelo Banco de Leite Humano.
Pelo destaque, em nível nacional, do Banco de Leite Humano da
unidade, o hospital recebeu a premiação João Yunes concedida pelo Ministério da Saúde, em função da promoção, proteção e recuperação da saúde da criança.

Para Corintio, o trabalho do Banco de Leite Humano é fundamental para a redução da mortalidade infantil e atua como um órgão incentivador e de proteção ao aleitamento materno.

Com quase 600 mil partos realizados, hospital é referência histórica no Estado. “O nascimento prematuro é uma das principais causas da mortalidade infantil e receber o leite humano, seja da doadora ou da genitora, minimiza os riscos de morte”, afirma o diretor.
● Primeiro AME Mulher do Estado.
O hospital foi contemplado com a abertura do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Estado para atenção exclusiva à saúde feminina. Inaugurado em outubro
de 2023, o AME Mulher tem capacidade para 1.100 consultas e
mais de 100 cirurgias de pequeno e médio porte por mês. O espaço tem 17 consultórios e um espaço exclusivo para telemedicina.

Há ainda quatro salas de apoio para equipe multiprofissional, duas salas para colposcopia, cinco salas para exames de imagem, um laboratório de coleta, uma sala de cardiotocografia, uma sala para vacinação, um consultório odontológico, um centro cirúrgico ambulatorial com duas salas de operação e três macas de recuperação pós-anestésica.
● Consulado da Bolívia homenageia Leonor Mendes de Barros.
Em 2003, a unidade recebeu uma placa do Consulado da Bolívia em
São Paulo em reconhecimento aos serviços prestados pelo hospital à comunidade boliviana. Tal homenagem foi repetida em agosto de 2007. Desde 2005, o Hospital Leonor desenvolve um projeto de humanização com mães e filhos em estado de vulnerabilidade social. Pela localização da unidade, próxima à região de polos de trabalho estrangeiro, a unidade é comumente frequentada por mulheres bolivianas.

Sair da versão mobile